Cultura

Sete bailarinos lusófonos em competição a partir no Prix de Lausanne

Sete bailarinos lusófonos e uma bailarina japonesa, aluna da Escola de Dança do Conservatório Nacional (EDCN), em Lisboa, competem na 44.ª edição do Prix de Lausanne, na Suíça.

Para esta edição da competição internacional de dança, foram selecionados 74 jovens bailarinos finalistas de 20 países, após uma avaliação de 292 candidaturas de 36 países, segundo o sítio `online` do Prix de Lausanne.

Criado em 1973, o Prix de Lausanne, gerido pela Fondation en Faveur de l`Art Chorégraphique, é aberto a jovens bailarinos dos 15 aos 18 anos, e tornou-se conhecido por ser um dos mais exigentes concursos de dança a nível mundial, para estudantes em fase final de formação.

De acordo com a lista de finalistas ao concurso, foram selecionados dois bailarinos de nacionalidade portuguesa, cinco brasileiros, e a bailarina de nacionalidade japonesa Ruika Yokoyama, aluna da EDCN, em Lisboa.

Do grupo lusófono selecionado, vão competir, de nacionalidade portuguesa, Alexandre Joaquim, da Escola da Companhia de Dança do Algarve, e Margarida Canto e Castro Trigueiros, aluna da Tanz Akademie Zurique (Academia de Dança de Zurique).

Na competição do ano passado, o bailarino português Miguel Pinheiro foi um dos vencedores da final, conquistando uma das seis bolsas de estudo atribuídas pelo Prix de Lausanne.

Nesta edição o Prix de Lausanne decorre até ao dia 7 de fevereiro.