Atualidade

Estado Islâmico ameaça, mais uma vez, a Península Ibérica

O Estado Islâmico (EI) divulgou um novo vídeo, no sábado, onde mostra um militante que fala francês a executar apóstatas e espiões no Iraque. No mesmo vídeo, o militante lança violentas ameaças ao Ocidente, com destaque para Portugal e Espanha: “A Península Ibérica jamais será esquecida”.

Já em novembro, a organização terrorista havia alertado para o objetivo de recuperar Al-Andalus, nome dado pelos muçulmanos à Península Ibérica, que controlaram entre o século VIII e XV.

“Al-Andalus tem paciência. Não eras espanhola nem portuguesa, mas sim muçulmana”, afirmou o jihadista no vídeo, de acordo com o “El Mundo”. “Oh querida Al-Andalus! Pensaste que te tínhamos esquecido. Juro por Deus que jamais o fizemos. Nenhum muçulmano pode esquecer Córdova, Toledo e Játiva (em Valência). Há muitos muçulmanos sinceros e fieis que juram recuperar Al-Andalus”, acrescentou.

É ainda feito o aviso que “o que está para vir fará esquecer os ataques de 11 de setembro e de Paris”. “A situação mudou. Vocês atacaram-nos no passado e agora somos nós que vos atacamos”, salientou.

O vídeo de oito minutos terá sido filmado no norte do Iraque