Cultura

Divulgado o cartaz do Primavera Sound

Após anunciar a presença do duo francês Air, autores de trabalhos como “Moon Safari” ou a banda sonora de “As Virgens Suicidas”, o festival revelou os nomes que vão passar, de 9 a 11 de junho, pelo Parque da Cidade, no Porto.

Entre os artistas confirmados, sobressaem o ícone do rock PJ Harvey e o rock sonhador e experimental dos islandeses Sigur Rós, além de Brian Wilson num concerto especial de “Pet Sounds”, obra máxima do pop do século XX.

A estes, juntam-se nomes chave para compreender a música mais actual: o dream pop dos americanos Beach House, o regresso ao pop dos Animal Collective, o post rock dos Explosions In The Sky, a apresentação do novo álbum do supergrupo alemão Moderat, os Deerhunter liderados por Bradford Cox, o rolo compressor de rock de Ty Segall and The Muggers ou Julia Holter, autora de um dos álbuns mais marcantes de 2015.

Como é habitual, o festival guarda também espaço para propostas nascidas na década de noventa. O regresso aos palcos da mítica banda de hardcore Drive Like Jehu, os sempre em forma Dinosaur Jr., o rock instrumental e sem amarras de Tortoise, a descarga eléctrica de Mudhoney, o noise metal dos lendários Unsane, os pioneiros do out rock Loop ou o seguro de vida em directo que são os Shellac estão entre os destaques do NOS Primavera Sound 2016.

Pelo Parque da Cidade vão igualmente passar propostas de grande actualidade. O hip hop de um dos mcs do momento, Freddie Gibbs, o rock batalhador de Savages, o synthpop dos pujantes Chairlift, as odes etílicas de Titus Andronicus, Dan Bejar a bordo de Destroyer para mostrar o recente “Poison Season”, o baile emotivo de Kiasmos, a banda de culto da música portuguesa Linda Martini, os aromas pós punk de Parquet Courts, a experimentação de Holly Herndon, ou a electrónica tingida de jazz de Floating Points são alguns dos nomes mais em voga desta edição.

A extensa lista não acaba por aqui e continua a exibir nomes recheados de conteúdo e qualidade: o pop visto de diferentes prismas pelos Wild Nothing, Car Seat Headrest, Roosevelt, Autolux, Empress Of ou Manel, as guitarras de Protomartyr, Royal Headache, Neil Michael Hagerty & the Howling Hex ou Algiers, os djs Fort Romeau e The Black Madonna, o electropop experimental dos Sensible Soccers, o alter ego electrónico de João Vieira com o projecto White Haus, a simplicidade requintada de Cass McCombs, o kraut rock dos BEAK>, a psicadélica de Bardo Pond ou os sons obscuros de Mueran Humanos completam um cartaz amplo e diversificado.