Atualidade

Ator de “Coração d’ Ouro” alerta para a diferença

Para assinalar o Dia Internacional da Síndrome de Asperger (SA), comemorado no dia 18 de fevereiro, a Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger (APSA), promoveu uma tertúlia sobre como é “estar na pele” de alguém com esta patologia.

A viver esta realidade está Cristóvão Campos. O ator de 31 anos dá vida a José da Cruz – um jovem com Síndrome de Asperger – na novela “Coração D’Ouro”. “Este papel, mais do que um desafio, acarreta uma enorme responsabilidade na medida em que tenho de ser fiel às pessoas que vivem com esta realidade”, salientou o ator durante o diálogo com a plateia.

JMO_2667

Assim, por mais de duas horas, foram trocadas experiências e colocada em destaque “esta realidade que atinge mais de 40.000 pessoas”.

No final, em conversa com a Move Noticias, Cristóvão confessou o seu desejo para que esta personagem “dê a conhecer e alerte a sociedade para esta diferença que é muito mais simples do que parece” de forma a integrar os indivíduos com esta patologia. “É importante darmos tempo a estas pessoas e aprendermos nós a respeitá-las e ao espaço delas”.

Conhecedor do Síndrome, Cristóvão garante que “às vezes é difícil sair do corpo de um Asperger”: “Tento pensar como eles nas coisas mais simples do dia-a-dia e no final dou por mim a perspetivar-me e a pôr em causa a forma como faço as coisas, levou-me a pensar naquilo que damos como garantido”.

JMO_2650

Empenhado naquele que tem sido um dos papéis mais desafiantes da sua carreira, o ator contou com ajuda da Associação Portuguesa de Autismo, bem como da APSA – Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger e ainda da namorada, Rita Castanheira Alves, que “é psicoterapeuta” e “lida com estas pessoas”.

Aberto a toda a comunidade, este debate foi moderado por Fernanda Freitas e contou com o auditório cheio. Na mesa, para além do ator, marcaram presença Piedade Líbano Monteiro (Presidente da Direção da APSA) e dois representantes da REN – Redes Energéticas Nacionais, empresa parceira da APSA e que tem permitido que jovens com Síndrome de Asperger tenham uma experiência profissional – Jorge Paulos, Técnico de Contabilidade e Susana Neves, Técnica de Fiscalidade, Consolidação e Reporte.

JMO_2655

 

Fotos: Alexandra Martins Do Vale