Atualidade

Sean Penn quebra silêncio sobre entrevista a “El Chapo”

Foi no programa “60 Minutes” da CBS, que o ator falou, finalmente, sobre um dos assuntos do momento: a entrevista a “El Chapo”, o narcotraficante mexicano capturado recentemente. Sean Penn disse sem rodeios que o artigo para a revista “Rolling Stone” foi uma desilusão.

“Há esse mito sobre a nossa visita a El Chapo, que terá sido essencial para a captura. Nós encontrámo-nos com ele muitas semanas antes, a 2 de outubro, num lugar que não era perto donde ele foi capturado. (…) Aqui vai o que sabemos: sabemos que o governo mexicano sentiu-se claramente muito humilhado pela ideia de que alguém o encontrou antes deles. Ninguém o encontrou, não somos mais espertos que a DEA (Drug Enforcement Administration) ou que os serviços secretos mexicanos. Tivemos um contacto que facilitou o convite”, explicou.

“Pensei que isto fosse sobre começar uma discussão sobre o combate às drogas. Essa era a minha ideia simples. (…) Eu não posso fazer dele (El Chapo) pior do que eu, se eu não estiver no terreno a fazer tudo o que posso, para fazer uma discussão avançar sobre a forma como tratamos essa guerra”, acrescentou.

O realizador e ator não escondeu que está arrependido: “Lamento que toda a discussão à volta deste artigo não seja sobre o que era suposto, que era contribuir para a discussão sobre a política do combate às drogas. Todos queremos que este problema com a droga pare. Todos queremos que as mortes em Chicago parem. Somos o consumidor, concordes ou não com Sean Penn, há uma cumplicidade. Sejas da direita moral ou da esquerda extrema, os teus filhos consomem drogas de igual maneira… Quanto tempo se perdeu a falar nisso depois do artigo? 1%?”.

Penn não tem dúvidas: “O meu artigo falhou. Deixe-me ser claro: o meu artigo falhou!”.

O programa “60 Minutes” será transmitido na integra no domingo, nos Estados Unidos.