Saúde & bem-estar

Retinoblastoma é o tumor ocular mais comum em crianças

No próximo dia 4 de fevereiro assinala-se o Dia Mundial de Luta contra o Cancro e a Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) lembra que o retinoblastoma é um tumor ocular maligno que tem origem nas células imaturas da retina cujo diagnóstico e tratamento atempados são essenciais.

“Quando é tratado numa fase em que ainda está confinado ao globo ocular, a taxa de sobrevivência é superior a 95 por cento, mas cai de forma abrupta quando o tumor invade estruturas à volta do olho (órbita) ou desenvolve metástases à distância, podendo levar à morte”, explicou Guilherme Castela, oftalmologista da SPO.

O diagnóstico atempado deste tipo de tumor também é importante porque pode evitar a necessidade de retirar o olho e permitir que as crianças não percam a visão completamente.

Em 90% dos casos o tumor manifesta-se antes dos 5 anos, sendo a idade média de diagnóstico os 12 meses nos casos bilaterais e 24 meses nos unilaterais. Este tipo de tumor afeta mais frequentemente um olho – unilateral – (75 por cento dos casos), mas também pode ser bilateral e até trilateral, se chegar à região cerebral da glândula pineal.

Os retinoblastomas podem ser hereditários (40 por cento dos casos) e, por isso, é importante o estudo genético das famílias, acrescentou Guilherme Castela.

A principal manifestação clínica deste tumor é a Leucocória (pupila branca) e ocorre em 60% dos casos. Guilherme Castela referiu que “o tumor cresce dentro do olho e apresenta um reflexo branco que se vê pela pupila. Este reflexo também pode aparecer nas fotografias com flash, deixando de aparecer o típico ‘olho vermelho’. Nestes casos chama-se fotoleucocória”.

A pesquisa do reflexo vermelho é a forma mais eficaz para diagnosticar precocemente este tumor, acrescentou o especialista, recomendando que seja realizada por todos os pediatras e oftalmologistas: “Todas as crianças devem ser rastreadas desde que nascem e pelo menos até aos 5 anos de idade”.

Outra forma de apresentação menos frequente é o estrabismo convergente (desvio do olho para dentro) que pode ocorrer em 20 por cento dos casos.

No nosso país registam-se cerca de 10 novos casos por ano de retinoblastoma, cuja incidência ronda 1/18.000 crianças. Este tumor representa 3% de todos os tumores em crianças até aos 15 anos de idade e não apresenta predileção por género ou raça.