Atualidade

Casamento de ex-mulher de Putin causa polémica

Lyudmila, de 58 anos, que se separou de Vladimir Putin em 2013, voltou a casar, em segredo, com um empresário de 37 anos. O enlace da antiga primeira-dama russa está a dar que falar em todo mundo. Isto porque a reportagem sobre o enlace foi emitida para o Extremo Oriente russo, mas desapareceu nas emissões para o resto do país.

A reportagem, intitulada “Casada outra vez?,” tinha três minutos e foi emitida no programa “Itogui dnia” no canal NTV, apenas para o Extremo Oriente russo. A peça investigava o possível casamento de Lyudmila Pútina com o diretor do Centro de Comunicações Interpessoais, Artur Ocheretni. No entanto, de acordo com o “El País”, o resto da Rússia não teve a oportunidade de assistir a reportagem: a peça não voltou a ser emitida nas outras exibições do programa para o resto do país e não foi publicada no site do programa.

A origem da reportagem está num trabalho publicado na revista “Sobesédnik”, que analisa as mudanças de proprietário de um antigo apartamento do presidente da Rússia em São Petersburgo. O imóvel foi adquirido pelo antigo casal Putin na década de 1990. Quando ainda eram casados, o apartamento passou para a mãe de Lyudmila, Ekaterina, e no ano passado foi a sua outra filha, Olga, quem o herdou. A primeira pista que lançou a investigação surgiu em setembro, quando a propriedade passou para o nome de Lyudmila Ocheretny. Depois de recorrerem ao registo civil, concluiu-se que a ex-Putin e Artur Ocheretny se casaram no início de 2015.

Entretanto, o Kremlin já recusou comentar a notícia avançada.