Saúde & bem-estar

Mulheres mais velhas ficam mais vezes sozinhas

O cenário é evidente um pouco por todo o mundo, mas os números que saíram no relatório ‘Older Americans 2016’, desenvolvido por agências federais dos EUA, são bem ilustrativos dessa situação.

A pesquisa, que englobava diversos itens da vida de um idoso (habitação, emprego e lazer), mostrou uma diferença abismal entre os dois sexos em relação à sua situação matrimonial.

Nomeadamente que os homens mais velhos apresentam uma maior hipótese de estarem casados do que as mulheres, independentemente da idade desta.

De acordo com os resultados deste relatório, cerca de 75% dos homens norte-americanos entre 65 e 74 anos são casados. Nas mulheres dessa faixa etária a percentagem desce para 58%.

Também 75% dos homens dos 75 aos 84 anos se encontram num matrimónio, ao passo que isso só acontece em apenas 42% das mulheres.

E o mesmo acontece na provecta idade de 85 anos, e superior: quase 60% estão casados. E as mulheres? Apenas 17%.

Isto pode-se explicar, em parte, pela esperança média de vida. Normalmente as mulheres tendem a viver mais e a casar-se com homens mais velhos, portanto a probabilidade de ficarem viúvas mais cedo é maior. Assim como é mais frequente os homens voltarem a casar do que as mulheres.

Mas não pense que estar solteiro em idade mais avançada – ou em qualquer outra – é mau.

Estar ou ficar sozinha não é sinónimo de solidão. Pelo contrário, as mulheres casadas e mais dependentes económica e financeiramente do companheiro revelaram ser muito mais autossuficientes depois da morte/separação do parceiro. O que se mostrou excelente para a sua saúde. Física e mental.