Atualidade

Conheça a mulher do novo primeiro-ministro espanhol

A partir desta sexta-feira (1), a vida de Begoña Fernández nunca mais vai ser a mesma. A nova primeira-dama de Espanha tornar-se-á uma das mulheres mais analisadas.

Pautada pela discrição e pelo anonimato, a esposa do socialista Pedro Sánchez – que tomou hoje, dia 2 de maio, posse do cargo de primeiro-ministro de Espanha numa cerimónia presidida pelo rei, Felipe VI, depois de ter ganho na sexta-feira uma moção de censura contra Mariano Rajoy – parece fugir à regra de outras primeiras-damas de outros países.

Desde que subiu ao palco com um vestido vermelho vivo, em junho de 2015, na candidatura do marido à Moncloa, Begoña, monopolizou as atenções e o casal ganhou o rótulo de “os Obama do PSOE”.

O casal antes de um debate pré-eleições, em dezembro de 2015

Estilo elegante, dominado pelo vermelho
Com um corpo esguio e tonificado, a mulher do líder espanhol parece fã da sobriedade e da cor vermelha, ora usada na roupa, ora somente no batom. O casaco vermelho da grife Chanel destaca-se entre as peças que costuma usar mais vezes, nomeadamente com calças pretas e camisa branca, que lhe conferem um visual ‘clean,’ mas sofisticado.

O marido também usa bastantes vezes gravata vermelha e, coincidência ou não, os looks do casal costumam estar em sintonia a nível cromático.

Agora primeira-dama, é provável que a comecemos a ver nas grandes receções do Estado, de mão dada com o marido, a captar as atenções da imprensa mundial e a ser alvo de uma análise total a todos os modelos e conjuntos que enverga. Sempre com o toque vermelho, a cor dos socialistas, a dominar.

Mas quem é María Begoña Gómez Fernández?
Nasceu em Bilbao, mas passou a sua juventude nem Valderas, a sudeste da província de Leão, onde a relembram como uma “menina linda e muito alta. Loira como a mãe dela”.

A esposa de Sánchez é licenciada em marketing e tem um mestrado em administração de empresas. No final dos anos 90 começou a trabalhar como assessora de entidades e empresas, nomeadamente em organizações não-governamentais como a Greenpeace, a Oxfam Intermón e a Amnistia Internacional, bem como em empresas tão diversas como o Deutsche Bank, a Old El Paso ou a Ono. Em 2016 era sócia-gerente da empresa Task Force’.

A paixão imediata por Pedro Sánchez
A história de amor com Sánchez começou numa festa, há mais de doze anos. Segundo a própria relatou a Jesús Calleja, num programa do canal espanhol Cuatro, foram apresentados por amigos em comum e foi amor à primeira vista.

Pouco tempo depois, ele mudou-se para o apartamento dela no bairro madrileno La Latina. Em 2006, casaram-se, depois do nascimento da primeira filha, Ainhoa e pouco tempo depois veio ao mundo Carlota, ambas agora estudantes de uma escola pública na zona onde vivem atualmente, em Pozuelo de Alarcón.

María Begoña afirmou que gostam de aproveitar o tempo livre para ir à praia, a Granada, lugar de que o marido gosta muito, e a Alhambra. São também fãs de concertos dos seus artistas favoritos: La Habitación Roja e Björk.

Hábitos da agora primeira-dama
Begoña vai frequentemente a um ginásio perto de casa onde pratica, entre outras modalidades, aeróbica e pilates, gosto que partilha com o novo primeiro-ministro, que faz questão de incutir às filhas os benefícios de exercitar o corpo.

Quem a conhece diz que prima pela firmeza e pela sinceridade, e que tem ideias muito claras e vontade de fazer. “É uma pessoa fiel aos seus princípios, não toma decisões nas primeiras mudanças, e tem uma escala de valores muito definida”, diz uma fonte próxima a Gómez, citada pela ‘ABC’.

A vida mudou desde que o marido se candidatou à Moncloa e passou a ter mais responsabilidades. Quando lhe colocaram a possibilidade de o marido ser eleito presidente do governo, como aconteceu esta sexta-feira, ela disse que preferia ficar na sua casa, em Pozuelo do que ir para o La Moncloa. No entanto, depois deste dia histórico para Espanha e para Sánchez, Begoña parece não ter outra opção.

Até ao momento as suas aparições públicas foram poucas. Nomeações nas urnas, idas e vindas políticas do seu marido, algumas ‘red carpets’ e pouco mais. Ocasiões até agora pouco valorizadas, mas que passarão a ser analisadas em detalhe.

Pedro Sánchez assumiu hoje, diante do rei, o cargo de Presidente do Governo de Espanha

Fotos: Casa Real de Espanha, Getty Images e Redes Sociais de Pedro Sánchez