Televisão

Rita Blanco: “Os filhos são fruto da educação que têm”

A personagem de Rita Blanco em “Coração d’Ouro” vai vivendo de “desgraça em desgraça”. No entanto, a atriz, de 52 anos, defende que “Maria nunca foi uma coitadinha”. “Ela deixou-se pisar, como todos nós deixamos a certa altura da nossa vida, mas tem vindo a aprender com as coisas que lhe aconteceram e já descobriu o verdadeiro presente do doutor António”, contou à Move Notícias a artista, deixando algum mistério sobre o que ainda está para vir na trama da SIC.

No entanto, a protagonista fez algumas revelações, à margem do lançamento do vinho “Coração d’Ouro”: “A Maria vai ser outra vez enganada pela Catarina (Mariana Pacheco)”. Mãe e filha vão estar mais unidas nos próximos capítulos da novela, contudo Catarina volta a mostrar o seu lado mau e vai roubar a fortuna da progenitora.

“Alguma responsabilidade sobre esta filha ela há-de ter, porque os filhos são fruto da educação que têm. A minha personagem vive muito esse drama, acha-se responsável de alguma maneira, por não dado um pai à filha, mas ela também tem genes do outro”, disse referindo ao vilão Henrique (João Reis), que dá vida ao pai de Catarina na novela líder de audiências.

Outra novidade é que a personagem vai deixar o restaurante “Sirga” e tudo indica que a relação com Luís (Miguel Guilherme) vai chegar ao fim.

Rita Blanco com João Reis, outro dos protagonista da novela da SIC
Rita Blanco com João Reis, outro dos protagonista da novela da SIC

Atriz orgulhosa da pronúncia
Ao contrário do que estava pensado para a sua personagem no início da história, Rita Blanco, considerada por todos como uma das maiores actrizes portuguesas, fez questão de dar pronúncia do Norte a Maria e agora nem pensa em largar o sotaque, que já a contagiou no seu dia-a-dia. “Foi mais difícil convencer as pessoas da novela a deixarem-me fazer o sotaque, do que fazê-lo. Às vezes chego a casa e ainda falo com a pronúncia e a minha filha, Alice, até me pede para desligar a ficha”, confessou, entre risos.

Em comum com Maria, Rita diz ter o espírito trabalhador: “Sou muito trabalhadora e construo bem a personagem para ter a certeza que não me perco”. Este esforço está a compensar, uma vez que “Coração d’Ouro” o público se tem mostrado rendido à trama. “As pessoas são muito simpáticas e eu fico muito grata”, rematou, visivelmente feliz com o sucesso da sua personagem.

Rita Blanco com alguns elementos do elenco de "Coração D'Ouro" na  na Real Companhia Velha, em Vila Nova de Gaia
Rita Blanco com alguns elementos do elenco de “Coração D’Ouro” na na Real Companhia Velha, em Vila Nova de Gaia

Fotos: José Gageiro