Lifestyle

Porto é o destino preferido para a passagem de ano

Porto, Lisboa e Paris são os destinos de eleição dos portugueses para a passagem de ano. Londres e Albufeira fecham o top 5, os turistas nacionais mostram-se disponíveis a pagar uma média de 116 euros por noite. Italianos, espanhóis, alemães e franceses são os estrangeiros mais interessados em passar a passagem de ano no nosso país, particularmente em Lisboa e no Porto.

Paris, que era o ano passado o 4.º destino mais procurado pelos portugueses para a passagem de ano – depois de Porto, Lisboa e Albufeira-, sobe este ano para a 3.ª posição na intenção de viagem dos portugueses. Porto e Lisboa continuam, contudo, a estar no top das preferências para celebrar o ano novo. Londres e Albufeira também são destinos em destaque. Madrid, Funchal, Covilhã, Amesterdão e Barcelona fecham o top 10 dos locais mais procurados pelos portugueses, num estudo do site trivago sobre as tendências de viagem relativas à última festa do ano.

No total das pesquisas, os portugueses mostram-se dispostos a pagar em média 116 euros, por noite, selecionando uma estadia média de quatro noites e procurando maioritariamente por hotéis de quatro estrelas. Argentinos e finlandeses, com pesquisas médias para oito noites, são os que se prolongam mais nos festejos. Os italianos, tal como os portugueses, viajam por quatro noites, enquanto espanhóis e franceses optam por cinco noites nesta época. Já os gastos médios dos portugueses em hotéis estão entre os mais baixos da Europa, só ultrapassados pelos viajantes da Sérvia (95 euros). Já os turistas da Suíça (243 euros), México (249 euros) e Emirados Árabes Unidos (283 euros) são os mais desafogados por esta altura.

No que diz respeito às visitas estrangeiras, perspetiva-se um domínio italiano e espanhol nas entradas no nosso país. Ainda assim, alemães e franceses também estão entre as nacionalidades mais interessadas em visitar Portugal nesta altura. A maior parte dos estrangeiros que nos visita, ao contrário do que acontece com os portugueses, opta por passar a noite de réveillon em Lisboa. Porto surge em segundo lugar, seguido do Funchal e de Albufeira.