Cultura

Museu que ardeu em São Paulo tinha programado exposição sobre Saramago

O Museu da Língua Portuguesa (MLP), em São Paulo, cujas instalações arderam parcialmente segunda-feira, tinha programado para 2016 uma exposição sobre José Saramago, depois de já ter feito mostras sobre Agustina Bessa-Luís e Fernando Pessoa.

O incêndio ocorrido na segunda-feira destruiu quase totalmente as instalações do Museu, que se encontrava fechado ao público, mas o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, já garantiu que vai ser reconstruído.

O fogo deflagrou no primeiro piso, onde foi controlado, mas propagou-se aos pisos superiores do edifício que tem uma estrutura de madeira, tendo causado mais estragos no segundo e terceiro, fazendo parte do telhado ruir. Um bombeiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória e foi levado para o hospital, onde acabou por morrer.

A unidade museológica ocupa instalações antigas da Estação da Luz, uma das principais da cidade, construída em 1901, com um movimento diário de 300.000 pessoas, e é um dos cartões-de-visita de São Paulo.

A zona afetada especificamente corresponde a três andares, com uma área total de 4.333 metros quadrados, tendo mobilizado um investimento de 14,5 milhões de euros.

A cidade de São Paulo foi escolhida para albergar o museu porque reúne a maior população de falantes da língua portuguesa no mundo, estimada em mais de 10 milhões de pessoas.