Televisão

“Darth Vader: Eu sou o teu Pai” estreia no Odisseia

No momento em que o mundo aguarda ansiosamente a chegada ao cinema de “Star Wars: o Despertar da Força”, o Odisseia estreia, em exclusivo em Portugal, “Darth Vader: Eu Sou o teu Pai”, um documentário surpreendente sobre a vida do ator que interpreta o maior vilão da história do cinema, na próxima segunda-feira, dia 14, às 22h30.

Darth Vader é o protagonista de uma das sagas cinematográficas mais famosas de sempre. A sua silhueta, a respiração, os movimentos, tudo o que rodeia a figura da icónica personagem é reconhecido a nível mundial. Tudo, com exceção de uma única coisa: o homem que está atrás da máscara.

Os realizadores Toni Bestard e Marcos Cabotá decidiram unir forças para contar a história de um perfeito desconhecido, de um homem que interpretou um dos vilões mais icónicos da história da humanidade: David Prowse, o ator por trás da máscara do mítico e inigualável Darth Vader.

Aos 80 anos, David Prowse vive tranquilamente nos arredores de Londres mas, ao contrário de qualquer outro morador, esconde uma das histórias mais incríveis que se possa imaginar.

Darth Vader Eu Sou teu Pai (11)

Tudo começa quando os dois realizadores propõem a David Prowse voltar a rodar uma sequência da mítica trilogia. A mesma que proibiram que se rodasse na altura própria e que impediu que o rosto de Prowse fosse tão reconhecido quanto os seus companheiros de elenco: Harrison Ford, Carrie Fisher ou Mark Hamill. Agora, chegara a hora de lhe devolver o reconhecimento que nunca teve.

O objetivo era acabar com uma grande injustiça, atendendo assim aos pedidos de milhares de fãs que consideravam que essa cena deveria ter sido interpretada por David Prowse. Em “Darth Vader: Eu Sou o teu Pai”, os realizadores, apoiados por um grupo de fãs, de uma maneira simbólica, decidem devolver a Prowse o reconhecimento que nunca teve.

Este trabalho, filmado no Reino Unido, Estados Unidos, Alemanha e Espanha, desvenda algumas pistas sobre a rejeição de David Prowse por parte dos criadores de Star Wars. Aparentemente, o principal motivo estaria relacionado com supostas declarações a um jornal londrino, durante a rodagem de “O Regresso de Jedi”.