Saúde & bem-estar

Crianças com músculos fortes revelam maiores níveis de inteligência

Músculos fortes, cérebro capaz. Esta é a associação feita por um recente estudo da Northeastern University, nos Estados Unidos, e que indica que as crianças com uma massa muscular mais forte podem ser mais inteligentes e ter um melhor desempenho escolar.

Financiado pela Nike, o estudo teve por base a análise da performance física e cognitiva de 75 crianças com idades entre os nove e os 11 anos. Cerca de metade teve que completar um treino cardiovascular intensivo enquanto os restantes tiveram que fazer um treino muscular intensivo, com apenas 30 segundos de paragem entre cada série. Depois, foram alvo de testes de memória, álgebra, geometria, leitura e escrita.

Assim que cruzaram os resultados obtidos nos testes físicos e cognitivos, os investigadores notaram que “o exercício aeróbico mostrou a capacidade dos pulmões para obter e fornecer oxigénio, bem como do coração para distribuir efetivamente oxigénio para o corpo”, contudo, “a aptidão músculo-esquelética relaciona-se com a força muscular, potência e resistência”, algo que se nota a nível físico e mental.

Revela o estudo, citado pela Reuters, que as crianças que treinaram mais os músculos foram as que obtiveram um melhor desempenho cognitivo nos testes, mas o desempenho associado à atividade aeróbica foi igualmente positivo, mas numa menor escala.

Embora os resultados sejam satisfatórios, os investigadores salientam a importância de fazer mais investigações e com um maior número de participantes e também análises que incluam imagens de scanner aos cérebros das crianças.