Atualidade

Vídeo: Estado Islâmico ameaça atacar outros países

Segunda-feira, o Estado Islâmico (EI) alertou num comunicado que os países que participam nos ataques aéreos contra a Síria e o Iraque, como Estados Unidos, Canadá, Austrália e Bélgica, vão sofrer as mesmas consequências que a França.

“Digo aos países da coligação que não vão viver seguros até que os muçulmanos vivam seguros nos seus países”, disse um militante na gravação, que foi intitulada “Até que chegou o castigo”. Segundo os militantes que aparecem no vídeo, os atentados em Paris foram uma “simples resposta” à França e os próximos ataques serão “piores e mais amargos”.

O grupo ainda lançou ameaças específicas contra os Estados Unidos. “Dizemos aos Estados que participaram na campanha de cruzada que, por Alá, vocês terão um dia a vontade de Alá, como a França. Juramos que vamos atingir a América no seu centro, em Washington”, garantiu um homem no vídeo.

Os jihadistas que aparecem nas imagens têm a cara à mostra, mas não se identificam. Um deles ainda pediu que os “fiéis sigam o exemplo dos seus irmãos (franceses) e ataquem os infiéis nos seus próprios lares (países)”.