Atualidade

Operações antiterroristas na Alemanha, Bélgica e França

Depois dos atentados em Paris, a Europa está em estado de alerta contra o terrorismo, nomeadamente a França, a Alemanha e a Bélgica.

Uma operação antiterrorista na Bélgica contra grupos jihadistas que se preparavam para cometer atentados, provocou, na quinta-feira, dia 15, a morte de dois suspeitos e um ferido em Verviers, referiu em conferência de imprensa em Bruxelas o porta-voz do procurador federal.

A ação policial ocorreu no centro da cidade e não foram registadas vítimas entre as forças policiais ou civis. Na operação “morreram dois supostos jihadistas e um terceiro ficou ferido”, anunciou Eric Van der Sypt.

De acordo com o porta-voz, a ampla operação desencadeada em Verviers e que se estendeu a Bruxelas e Vilvoorde, “evitou atentados terroristas de grande envergadura que iam ser cometidos de imediato”.

Durante a conferência de imprensa após a operação, o procurador belga Eric Van der Sypt revelou que os suspeitos atacaram as forças da autoridade com armas semi-automáticas durante dois minutos, mas nenhum agente foi ferido nesta troca de tiros.

Operação em Berlim
Já na manhã desta sexta-feira, dia 16, a polícia alemã deteve em Berlim dois turcos alegadamente ligados ao grupo Estado Islâmico, suspeitos de terem preparado um atentado na Síria. Contudo, a polícia alemã disse não haver indícios de que os detidos, de 41 e 43 anos, estivessem a planear um atentado na Alemanha.

A detenção foi concretizada durante uma operação de buscas em 11 casas, a maioria nos bairros de Moabit e Wedding – ambos com muita população muçulmana – e na qual participaram 250 polícias.

Um dos detidos foi identificado como Ismet D. e é acusado de liderar um grupo de islamitas no distrito de Tiergarten, em Berlim. O grupo era maioritariamente formado por turcos e cidadãos russos procedentes da Chechénia.

Ismet D., que se autoproclamou emir, dava aulas de religião ao grupo para radicalizar os seus membros e prepará-los para a “guerra santa contra os infiéis” na Síria.

O outro suspeito, identificado como Emin F., é acusado de ter apoiado financeira e logisticamente membros do grupo na sua deslocação para a Síria.

A detenção ocorreu um dia depois de a polícia belga ter matado, perto da fronteira com a Alemanha, dois alegados jihadistas e detido um terceiro elemento.

Durante a noite, a polícia alemã deteve em Wolfsburgo (norte do país) um alegado membro do grupo Estado Islâmico (EI).

O homem, um alemão de origem tunisina, recebeu formação militar na Síria, entre maio e agosto do ano passado.

Alerta de bomba em Paris
A capital francesa ainda vive em sobressalto, após os atentados terroristas da semana passada. Uma estação de comboios situada em Paris foi, esta manhã, evacuada e encerrada depois de um alerta de bomba, avança o “Le Parisien”.

A empresa de caminhos-de-ferro franceses, SNCF, indicou que o local tinha sido evacuado devido “à presença de uma mala abandonada e não identificada no interior da gare”.

Com os níveis de alerta no máximo, a estação dos comboios foi imediatamente evacuada, especialmente porque já se tratava de uma hora em que milhares de pessoas passam pela gare Paris-Este.

Cerca de uma hora e meia depois do alerta, a polícia concluiu que não se tratava de qualquer bomba e que a mala não representava perigo.

Na sua página do Twitter, a SNCF indicou às 09h20 (08h20 em Portugal) que o alerta já tinha terminado e que a circulação de comboios iria ser retomada com normalidade.

Já no decorrer desta madrugada, as autoridades haviam detido 12 pessoas em várias localidades de Paris. Segundo a imprensa local, esta operação estará relacionada com os atentados da semana passada que levaram à morte de 17 pessoas.

terrorismo