Atualidade

França prepara-se para novos ataques nos próximos dias

A França realizou ontem um bombardeamento massivo no bastião do Estado Islâmico, Raqqa, na Síria. Na operação estiveram envolvidos 10 aviões de combate, que largaram cerca de 20 bombas sobre a cidade. Foram atingidos o centro de comando e de controlo do Estado Islâmico, tal como um centro de recrutamento, um armazém de munições e um campo de treino.  Esta foi a resposta de França aos ataques de sexta-feira à noite, em Paris.

Por isso, o primeiro-ministro francês alerta que o país tem de se preparar para a possibilidade de novos atentados terroristas, “nos próximos dias, nas próximas semanas”. “Vamos viver muito tempo com esta ameaça, (…) temos de estar preparados”, reconheceu à rádio RTL, falando ainda em “novas réplicas” por parte da França.

Manuel Valls confirmou ainda que os ataques na capital gaulesa foram “organizados, pensados, planeados a partir da Síria”.

Entretanto o presidente francês François Hollande defende que o estado de emergência no país, seja prolongado por três meses. Em França, o prolongamento do estado de emergência para mais de 12 dias exige uma lei que tem de ser votada no parlamento, fixando a duração definitiva da medida.