Saúde & bem-estar

Campanha da Sociedade Portuguesa de Pneumologia chega às ruas

Inserida nas comemorações do Dia Mundial da Pneumonia, a campanha de sensibilização e prevenção da Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP), “Esquadrão Pneumonia” chega quinta-feira, dia 12 de novembro, às ruas. Entre as 10h00 e as 18h00, o “Esquadrão” vai estar na Praça da Figueira, em Lisboa, com o objetivo de sensibilizar a população para a Pneumonia e para os problemas com ela relacionados. Depois de Lisboa, a ação prolongar-se-á por mais duas semanas, ao longo das quais passará por Évora, Leiria, Aveiro e Porto. Entre os dias 12 e 24 de novembro, o “Esquadrão Pneumonia” estará em algumas das mais emblemáticas praças do País com uma equipa de profissionais de saúde que vão realizar testes de espirometria e transmitir informação sobre a doença, explicar as principais formas de prevenção e esclarecer outras dúvidas relacionadas com Pneumonia.

Esta campanha, cujo principal objetivo é apelar à prevenção, dirige-se a toda a população, sobretudo, aos adultos a partir dos 50 anos. “Acreditamos no impacto do ‘Esquadrão Pneumonia’ junto da população”, explica Carlos Robalo Cordeiro, médico pneumologista e presidente da SPP. “O nosso principal objetivo é alertar a sociedade civil, a par da comunidade científica, para a importância de prevenir a doença. E não há melhor forma de prevenir a Pneumonia do que a vacinação antipneumocócica. Com o Esquadrão Pneumonia, queremos impactar as pessoas na rua, ao mesmo tempo que lhes damos a oportunidade de testarem a sua capacidade respiratória e de se aconselharem com profissionais de saúde qualificados”, acrescenta.

A imunização na idade adulta deve ser uma prioridade
A imunização contra a pneumonia na idade adulta é uma das preocupações da Sociedade Portuguesa de Pneumologia, que apela à vacinação antipneumocócica numa faixa etária em que a doença pneumocócica se manifesta, sobretudo, sob a forma de Pneumonia, uma das principais causas de morte preveníveis através de vacinação. Em Portugal, mata uma média de 23 pessoas por dia, só nos hospitais públicos, sendo que a maioria pode ser evitada.

“A vacinação antipneumocócica é a melhor forma de prevenirmos uma Pneumonia. As crianças pequenas e os adultos a partir dos 65 anos estão entre os mais vulneráveis, bem como pessoas com mais de 50 anos que tenham co-morbilidades como Diabetes, Asma, DPOC e Doença Cardíaca. Pessoas cuja imunidade está comprometida também devem vacinar-se”, defende Carlos Robalo Cordeiro.

Para além da Pneumonia, a vacinação antipneumocócica previne formas graves da infeção por pneumococos como a meningite e a septicémia, e outras menos graves como a otite média aguda e a Sinusite. O pneumococo é o responsável por, aproximadamente, 1.6 milhões de mortes por ano em todo o mundo, sendo, por isso, uma das principais causas de morte preveníveis através de vacinação.

Apesar da pneumonia não ser sazonal, é na época de incidência da gripe que se regista o maior número de casos. Estima-se que a interação entre o vírus da gripe e o principal agente causador de pneumonias (pneumococo) aumente o risco de pneumonia pneumocócica cerca de 100 vezes.

Calendário Esquadrão da Pneumonia
12 de novembro – Lisboa | Praça da Figueira | 10.00 – 18.00
14 de novembro – Évora | Praça 1º de Maio | 10.00 – 18.00
17 de novembro – Leiria | Largo do Papa | 10.00 – 18.00
19 de novembro – Aveiro | Praça do Mercado| 10.00 – 18.00
24 de novembro – Porto | Praça da Batalha | 10.00 – 18.00