Televisão

Atores de “Santa Bárbara” celebram o São Martinho

Foi num almoço animado, com a mina como pano de fundo, que atores elementos da produção, realização e direção da TVI celebraram o dia de São Martinho.

Uma tarde marcada pelo bom tempo, próprio do “verão” que se faz sentir nesta altura do ano. Benedita Pereira, Manuela Couto, Cristina Homem de Melo, Sofia Grilo, António Capelo, Luís Cunha Velho, e outras caras da estação de Queluz, desfrutaram de um convívio apetitoso onde não faltou o porco no espeto, a castanha assada e a tradicional ginjinha.

Segunda temporada ao rubro
Embora a emissão da novela “Santa Bárbara” ainda não vá a meio, na realidade as gravações já rumam ao final, de tal forma que a protagonista Gabriela, até mudou de visual.

Com um salto temporal de seis anos, a trama passará por Itália e regressará depois ao ambiente atual.

Para José Eduardo Moniz o segredo do sucesso deste projecto está “na persistência”. Questionado sobre esta nova tendência de dividir a novela por temporadas, o consultor para a ficção da TVI e Plural afiança que esta surge “da necessidade de modernização”: “Queremos alterar a linguagem das novelas e isso leva-nos a pensar em coisas novas, a integrar novos elementos narrativos e a absorver estruturas que não são necessariamente de novela”.

Empenhado em fazer a diferença na ficção nacional, Moniz explica que o espetador está “mais exigente” e isso faz com que, quem escreve seja obrigado “a um reforço do trabalho normal, com uma preocupação pela qualidade que antigamente não existia”.

Fotos: Alexandra Martins