Atualidade

Ana Guiomar desafia amigos a cozinhar

Apenas três meses depois de ter lançado o seu projeto “Mãe já não tenho sopa” – onde apresenta, no Instagram, os seus dotes culinários e desafia o mais desastrado dos indivíduos a testar-se na cozinha – Ana Guiomar convidou um grupo de amigos (ao qual se juntou ainda o namorado, Diogo Valsassina) para um desafio culinário. Assim, Cifrão, Débora Monteiro, Pedro Barroso, Alda Gomes e Raquel Strada juntaram-se numa tarde animada dedicada às lides da cozinha.

Tagliatelle de salmão, Peixinhos da horta, Almôndegas de frango com puré de abóbora, Mexilhões à espanhola e Wraps de carne (respetivamente) foram os pratos que Ana Guiomar escolheu para que os amigos recreassem seguindo as suas dicas. E se para algumas destas caras conhecidas o desafio correu “relativamente” bem, para outros nem por isso. Como foi o caso de Débora Monteiro que se assume como “um zero à esquerda” quando o assunto é cozinhar.

No final, Ana Guiomar fez questão de provar todos os pratos “bons ou maus” e selecionou dois vencedores: Cifrão no empratamento e Pedro Barroso pelo melhor sabor.

“Instagram fazia mais sentido que um blog”
Este projeto surgiu quando Ana Guiomar começou a partilhar nas redes sociais as receitas de culinária que fazia em casa. “Sempre gostei muito de cozinhar, partilhava algumas coisas no meu Instagram pessoal e recebia muitas mensagens com dúvidas e curiosidade acerca de um prato ou de uma sobremesa, por isso decidi dedicar-me ao Mãe, já não tenho sopa!”, diz, visivelmente contente e admirada com a proporção que o mesmo atingiu. “Em apenas três meses tenho quase 40 mil seguidores”.

Escolhida a rede social “que me é mais querida e que mais uso no dia-a-dia”, atirou-se de cabeça com o apoio da sua agência, mostrando agora que fez “todo o sentido”. “Tinha de ser pelo Instagram, o blog não fazia sentido na medida em que para além de já haver muitos, o Instagram é uma coisa de acesso mais fácil, tem mais a ver comigo”, salienta.

Questionada se aceitaria o desafio de fazer um programa de culinária na televisão, a atriz confessa-se “tímida quando tem de falar em público”, no entanto “talvez daqui a um ano, se continuar a correr tão bem e for feito o convite, pense nisso”.

Ana Guiomar garante que as receitas são suas e que não consulta livros nem pede conselhos a nenhum chefe. “Algumas pessoas já me disseram isso, inclusive que vou tirar as coisas à internet, mas não, sou eu que faço e conto com a ajuda da minha mãe. Primeiro porque ela é maquilhadora e ajuda-me na parte da imagem e depois porque tenho truques e dicas que já estou habituada a fazer com ela e com a minha avó, desde miúda”, finalizou.

Fotos: Alexandra Martins do Vale