Atualidade

Mariana Monteiro lança livro infantil pela igualdade de género

Mariana Monteiro soma sucessos em diferentes áreas. Agora, a atriz lançou-se no mundo da escrita com o livro “Mariana num mundo igual”, onde o seu alter ego regressa à infância para “mudar o Mundo”. A obra foi apresentada perante mais de três dezenas de crianças, no Colégio Oriente, em Lisboa.

Atentos, meninos e meninas não se coibiram de questionar a atriz no final da leitura da história.
“É importante que se mudem mentalidades desde cedo”, explicou Mariana, justificando o porquê deste livro se dirigir a um público tão jovem.

Representante da UN Women (United Nations Entity for Gender Equality and the Empowerment of Women) para a campanha #Beijing20, a estrela da SIC mostra-se consciente da dificuldade da sua “missão”, mas ao mesmo tempo orgulhosa do percurso que tem feito até aqui: “Este é um desafio que me foi dado e tem sido muito gratificante tornar público este problema. Tenho abordado o assunto de diferentes formas, através de vídeos, posts, concursos e agora… um livro infantil com uma peça de teatro”.

Ainda que essa seja a sua área de trabalho, a peça ficará a cargo de “atores especializados neste tipo de teatro mais pedagógico”.

Sobre o livro, Mariana confessou ainda que “foi muito fácil escrever para crianças” – o livro tem co-autoria de Narciso Moreira, da Betweien – na medida em que é uma escrita “inocente e muito genuína”.

mariana_monteiro24

Um tema sempre presente
Questionada sobre a presença desta temática na sua vida, Mariana Monteiro recordou que, desde cedo, começou a “lidar com este tipo de assuntos de muito perto”: “O meu pai é sociólogo e durante cerca de dez anos esteve ligado à antiga comissão para o direito e igualdade das mulheres e por isso esse era um assunto que se abordava com regularidade”.

Não querendo livrar-se de qualquer culpa, e embora se considere “uma miúda justa”, a atriz salienta que até ela poderá “ter errado”. No entanto, o importante é “ter consciência do erro e mudar a postura”, concluiu, salientando que “por isso é importante que também os pais leiam este livro porque muitas vezes a mudança começa por aí”.

“Estas diferenças não fazem sentido! Em pleno século XXI temos de ter consciência que estamos todos em pé de igualdade, quer enquanto homem e mulher, quer noutras vertentes em que, infelizmente, a discriminação ainda existe”, acrescentou.

Guardado “para mais tarde poder contar aos meus filhos”, este livro é já uma das coisas que mais orgulha a jovem atriz, que dá vida a Inês na novela da SIC “Coração D’Ouro”.

mariana_monteiro3

Lançamento em dia especial
No dia em que apresentou “Mariana num mundo igual”, Mariana Monteiro tinha outro motivo para comemorar, visto que o seu mais-que-tudo, o também ator João Mota, comemorava 25 primaveras.
Com agendas preenchidas, o casal passou o dia “a trabalhar” como a própria confidenciou.

Lembre-se que João Mota se encontra a gravar a novela “Poderosas”, onde dá vida a Henrique, um homem que, no passado, abusou física e sexualmente de uma prima. Além disso, o ator terminou recentemente a rodagem do filme “Leviano” onde contracena com Mikaela Lupu, Anabela Teixeira e Ruben Rua.

mariana_monteiro

 

Fotos: Alexandra Martins do Vale