Lifestyle

30 regras para se tornar um cavalheiro dos tempos modernos

O “Business Insider” elaborou um lista de 30 regras a seguir para quem quer ser um cavalheiro dos tempos modernos. Ser cavalheiro é muito mais do que ter determinados gestos, como abrir a porta a uma mulher, o conceito vai muito mais longe. Ora veja:

1 – Arregaçar corretamente as mangas da camisa: basta dobrar o punho e puxá-lo até abaixo do cotovelo. Depois, faz-se as dobras com o resto da manga (de dentro para fora) até que o punho fique coberto.

2 – Dobrar o blazer sem o amachucar: juntam-se os ombros do casaco do lado do avesso, levanta-se o colarinho e a lapela, alinha-se e dobra-se ao meio. O vídeo explica como fazer:

3 – Ter atenção à regra dos botões no casaco: caso este tenha dois botões, só se aperta o de cima. Caso este tenha três, apertam-se os dois de cima ou só o do meio.

4 – Saber conjugar fatos, sapatos e ocasiões. Saiba como aqui.

5 – Usar formas de sapato: elas mantêm o formato correto do sapato, ajudam a pele a não criar rugas e absorvem a humidade interior. Assim, ajudam os sapatos a durar mais tempo.

6 – Fazer o nó da sua própria gravata. Se não sabe, veja como se faz:

7 – Pendurar a roupa em cabides de madeira: os cabides de cedro, por exemplo, repelem as traças e atuam como desumidificadores.

8 – Dobrar as camisolas em vez de as pendurar: até as camisolas mais leves acabam por alargar se estiverem penduradas muito tempo.

9 – Saber que as camisas brancas devem ser sempre…brancas: caso estejam amareladas, acizentadas ou a ganhar qualquer outra tonalidade devem ser lavadas (com lixívia) ou deitadas fora.

10 – Usar suspensórios, pois em muitos casos são uma forma mais eficaz e estética de segurar as calças.

11 – Optar por meias invisíveis: os chamados “pezinhos” são meias rasas que se ajustam ao pé, ideais para todos os que querem adotar o estilo “sockless”.

12 – Evitar usar os mesmos sapatos todos os dias: desta forma é garantido que durarão muito mais, já que a pele (do sapato) terá tempo para respirar e o seu formato manter-se-á próximo do original.

13 – Livre-se de todas as meias com buracos.

14 – Não usar um relógio digital: a não ser num contexto de prática de desportos/corrida.

15 – Usar um gel de limpeza antes de fazer a barba: os sabonetes comuns secam a pele e deixam-na áspera. O melhor é lavar a cara com um gel próprio para o efeito.

16 – Segui os princípios básicos ao fazer barba: cara bem lavada com água quente, passagens curtas no sentido do crescimento do pelo sem demasiada força, a lâmina é que trabalha, não o braço.

17 – Dizer ao barbeiro há quanto tempo não corta o cabelo: eles sabem o ritmo do crescimento do cabelo, logo poderão perceber facilmente como estava o cabelo na altura do último corte.

18 – Adaptar sempre o corte de cabelo ao formato da cara. Veja o exemplo:

formatos-de-rosto

19 – Não lavar o cabelo mais do que três vezes por semana: há até barbeiros que aconselham evitar o uso de champô, já que este elimina os óleos naturais que ajudam o cabelo a manter-se saudável.

20 – Aprenda a livrar-se de nódoas incómodas. Por exemplo, vinho numa carpete pode sair com sal. Esfrega-se a nódoa, junta-se alguma água e cobre-se com sal, que vai (se correr bem) absorver a mistura. Depois aspira-se.

21 – Usar nozes para apagar riscos na madeira: o óleo libertado pelas nozes apaga os riscos em superfícies de madeira.

22 – Não usar máquinas de secar roupa: sempre que possível a roupa deve secar ao ar livre, já que a maioria das máquinas de secar provocam deformações na roupa e desgaste nos tecidos.

23 – Manter o carro limpo: não só por fora mas também por dentro.

24 – Dominar a grelha: é importante usar bons pedaços de carvão, conseguir brasas uniformes e deixar aquecer bem a grelha sem enchê-la demasiado, distribuindo as carnes conforme a necessidade de calor.

25 – Saber agarrar num hambúrguer: para evitar que os condimentos saltem do pão, o polegar e o mindinho devem segurar na parte de baixo, com os restantes três dedos distribuídos por cima.

26 – Comprar uma boa faca de cozinha: as boas facas tornam a tarefa de cozinhar bem mais fácil.

27 – Afiar essa faca: e à falta de um amolador bastará usar o fundo de uma caneca ou qualquer outro objeto de cerâmica com uma base rugosa.

28 – Deixar os sumos de limão ou lima refrigerar: ao contrário do sumo de laranja, que deve ser espremido na hora, os sumos de limão e lima aguentam bem várias horas no frigorífico.

29 – Saber provar o vinho: é importante cheirar, avaliar a cor e saber aferir a temperatura.

30 – Fazer um “old fashioned” de olhos fechados: o cocktail favorito de Don Draper é simples o suficiente para qualquer homem o saber recriar. Veja: