Atualidade

Saiba como vai ser a cerimónia de trasladação de Eusébio para o Panteão Nacional

O Panteão Nacional recebe esta sexta-feira, dia 3, os restos mortais de Eusébio, antigo futebolista do Benfica e da seleção e símbolo do desporto português, que morreu a 5 de janeiro de 2014, por insuficiência cardíaca, com 71 anos.

As cerimónias iniciam-se às 15h no cemitério do Lumiar, mas a esse momento só a família próxima do Pantera Negra pode assistir. O cortejo fúnebre terá início às 15h15, com a saída da urna do antigo internacional português do cemitério do Lumiar em direção ao Seminário da Luz, onde vai decorrer uma missa privada.

Estádio da Luz, Campo Grande, praça Marquês de Pombal e alto do Parque Eduardo VII são os pontos seguintes antes de passagens pela sede da Federação Portuguesa de Futebol, Assembleia da República e, finalmente, a chegada ao Panteão Nacional, na Graça, previsivelmente pelas 19h00.

Dulce Pontes vai cantar “A Portuguesa”, Rui Veloso também irá atuar e o antigo jogador de Benfica e da seleção portuguesa António Simões fará um elogio fúnebre. A presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, e o Presidente da República, Cavaco Silva, também vão discursar, seguindo-se duas canções interpretadas por Rui Veloso.

Cavaco Silva, Assunção Esteves e o primeiro-ministro, Passos Coelho, irão depois assinar o “termo de sepultura”, por volta das 20h00, ouvindo-se novamente o hino nacional, executado pela banda da Guarda Nacional Republicana.

Saiba por onde vai passar o cortejo:
Saída do Cemitério do Lumiar (cerca das 15h15)
Saída do Seminário da Luz (após missa, pelas 16h45)
Largo da Luz
Avenida do Colégio Militar
Avenida Machado dos Santos
Paragem no Estádio da Luz
Avenida Eusébio da Silva Ferreira
Avenida General Norton de Matos (2.ª Circular)
Campo Grande
Avenida da República
Praça Duque de Saldanha
Avenida Fontes Pereira de Melo
Marquês de Pombal
Parque Eduardo VII
Alameda Cardeal Cerejeira
Alameda Edgar Cardoso
Rua Braamcamp
Rua Alexandre Herculano
Paragem na Federação Portuguesa de Futebol
Paragem na Assembleia da República
Avenida D. Carlos I
Avenida 24 de Julho
Cais do Sodré
Avenida Ribeira das Naus
Praça do Comércio
Avenida Infante D. Henrique
Rua Museu da Artilharia
Campo de Santa Clara
Chegada ao Panteão Nacional (pelas 19h)