Atualidade

Rui Veloso e Dulce Pontes vão atuar na cerimónia de trasladação de Eusébio

A cerimónia de trasladação dos restos mortais de Eusébio para o Panteão Nacional vai realiza-se no dia 3 de julho, a partir das 15H15, com a saída da urna do antigo internacional português do cemitério do Lumiar em direção ao Seminário da Luz, onde vai decorrer uma missa privada.

O cortejo fúnebre vai passar pelo Estádio da Luz, Campo Grande, praça Marquês de Pombal, alto do Parque Eduardo VII, sede da Federação Portuguesa de Futebol, Assembleia da República e, finalmente, a chegada ao Panteão Nacional, que está prevista para as 19h00.

Dulce Pontes vai cantar “A Portuguesa” e o também antigo jogador de Benfica e da seleção portuguesa António Simões fará um elogio fúnebre. A presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, e o Presidente da República, Cavaco Silva, também vão discursar, seguindo-se duas canções interpretadas por Rui Veloso, conforme anunciou esta quinta-feira, dia 11, a presidente da Assembleia da República, em comunicado.

Cavaco Silva, Assunção Esteves e o primeiro-ministro, Passos Coelho, irão depois assinar o “termo de sepultura”, por volta das 20h00, ouvindo-se novamente o hino nacional, executado pela banda da Guarda Nacional Republicana.

Recorde-se que o projeto de resolução para conceder honras de Panteão Nacional a Eusébio da Silva Ferreira foi subscrito por todos os grupos parlamentares e aprovado por unanimidade, em 20 de fevereiro, cerca de um ano depois da sua morte.