Atualidade

Grécia chega a acordo com Eurogrupo

Os chefes de Estado e de Governo da zona euro, reunidos em Bruxelas desde domingo à tarde, chegaram na manhã desta segunda-feira, dia 13, a um acordo sobre a Grécia, ao fim de 17 horas de negociações, anunciou o primeiro-ministro belga. “Acordo”, anunciou Charles Michel na sua conta na rede social twitter.

Esta foi uma notícia minutos depois confirmada pelo presidente do Conselho Europeu, Donal Tusk, também na sua conta do twitter. Tusk diz que acordo foi conseguido por unanimidade e que está tudo preparado para um resgate a Atenas. Agora, em troca de dinheiro, a Grécia terá que aplicar várias medidas de austeridade.

O Governo grego, liderado por Alexis Tsipras, acabou por concordar com a maioria das medidas reclamadas pelos credores, que terá que aprovar a nível legislativo até à próxima quarta-feira, tendo sido as divergências quanto a dois pontos, designadamente o fundo de privatizações reclamado pelos credores, assim como a participação do Fundo Monetário Internacional no novo programa de assistência, que fizeram prolongar em várias horas os trabalhos.