Cultura

Festival de Almada arranca com peça da vida Christoph Marthaler

A peça “King size”, encenada pelo suíço Chritoph Marthaler, abre este sábado, dia 4, na Escola D. António da Costa, em Almada, a 32.ª edição do Festival de Teatro, que, ao longo de 14 dias, apresentará 54 espetáculos.

“King size”, que será legendada em português, é levada à cena pela companhia do Théâtre Vidy-Lausanne e é uma peça musical em que, ao piano ou à capela, se canta Schumann, Wagner, Mozart e Jackson Five, construindo uma dramaturgia representativa da “constante evolução e metamorfose” da vida.

Para o diretor do certame, Rodrigo Francisco, esta é uma “edição rara” do Festival de Almada, já que “não é muito comum concentrar, num ano, tantos e tão bons criadores teatrais”, como Peter Stein, Christoph Marthaler, Katie Mitchell, Mathias Langhoff e Luís Miguel Cintra, entre outros, e companhias como o Berliner Ensemble, fundada por Bertolt Brecht em 1949.

O encenador Rogério de Carvalho é a personalidade homenageada na edição deste ano, que integra um ciclo dedicado ao novíssimo teatro espanhol, em que a oficina de teatro “O sentido dos mestres”, nos dias 7, 8 e 9, na Casa da Cerca (Almada), é dirigida pelo encenador alemão Peter Stein.

Exposições, colóquios, debates e ‘workshops’ integram ainda esta edição do festival, que assinala também as comemorações dos dez anos do Teatro Municipal Joaquim Benite.

O primeiro dia do festival conta ainda com os espetáculos de rua Retimbar (Cacilhas e Escola D. António da Costa) e dos Summer Jazz Quartet (Escola D. António da Costa).

Pode consultar o programa completo aqui.