Cultura

“Vieira da Silva em Festa” celebra aniversário da pintora

A Fundação Arpad Szenes – Vieira da Silva preparou um programa com música, cinema, performances e oficinas para o dia 13 de junho, para assinalar o aniversário do nascimento da pintora Maria Helena Vieira da Silva (1908-1992). Além disso, vão ser realizadas visitas gratuitas ao museu, localizado junto ao Jardim das Amoreiras, e à Casa Atelier Vieira da Silva.

“Vieira da Silva em Festa” começa às 10h00 e termina às 22h00 e o programa exposições, visitas desenhadas, filmes, fotografia e uma Feira do Livro de Arte são outras das atividades do programa.

O público poderá ver “Wandering Act of Attachment #2”, instalação espacial de Vania Rovisco, Story Bullets Laboratório móvel de processos fotográficos históricos, a dança para famílias “Como Pedras Fora do Chão” de Ricardo Machado, a vídeo projeção “HABAS” de Jochen Arbeit, Abraham Hurtado e Vania Rovisco e “Imaginar o Espanto”, oficina de escrita para crianças com Inês Fonseca Santos e Maria João Cruz.

A diretora do Museu, Marina Bairrão Ruivo, fará várias visitas guiadas à exposição que o espaço cultural acolhe neste momento, “A Linha do Espaço”, apresentada em colaboração com a galeria parisiense Jaeger Bucher/Jeanne-Bucher, pioneira da divulgação dos principais artistas abstratos da década de 1950.

O público poderá, ainda, ver 56 obras de Vieira da Silva, 23 obras do marido, o artista Arpad Szenes, e 13 obras de outros artistas como Paul Klee, Jean Dubuffet, Jean Arp, Zao Wou-Ki, Roger Bissière, Etienne Hajdu, Hans Reichel, Germaine Richier, Mark Tobey e Joaquín Torres-García.