Televisão

“Ídolos”: Andresa foi a primeira concorrente eliminada

Depois de vários meses de castings, eis que surge o tão aguardado momento das galas. Entre maquilhagem, guarda-roupa e ensaios, os 12 finalistas tentam minimizar os nervos próprios de um primeiro encontro com o público. O objetivo é comum: ser o próximo ídolo de Portugal. A juntar a este “prémio”, o vencedor leva ainda para casa 30 mil euros, um contrato com a Universal e um carro.

À hora marcada lá estavam todos com o apresentador João Manzarra, e os “temíveis” jurados: Maria João Bastos, Paulo Ventura e Pedro Boucherie Mendes.

A plateia fez-se ouvir. Familiares e amigos juntaram-se para apoiar os seus favoritos.

Sob o tema “Isto sou eu”, cada um dos doze finalistas escolheu o tema a interpretar na primeira gala.

A noite abriu ao som de “It´s My Life”, dos Bon Jovi, interpretado por Albert “Tinho”. Depois de ter sido um dos últimos escolhidos e ter dividido o júri, o jovem mostrou estar à altura do desafio e recebeu largados elogios.

Minutos depois entrava em palco João M. Santos. O filho do antigo jurado do programa, Manuel Moura dos Santos, escolheu um tema de Rui Veloso para abrilhantar a sua primeira actuação. Ao som de “Porto Côvo”, o jovem provou ter chegado aos finalistas “por mérito próprio”, ressalvou Maria João Bastos.

Sem mais demoras, subiu ao palco João Couto, de Vila Nova de Gaia, com o tema “English man in New York”, de Sting.

Sara Martins foi a primeira voz feminina da noite. Chegada de Barcelos a jovem interpretou o recente hit “Take me to Church” de Hozier.

Seguiu-se Rita Nascimento com “Superstition”, de Stevie Wonder. Apesar da sua desenvoltura em palco, a jovem não convenceu Pedro Boucherie que considerou a canção “mal escolhida”.

Sem que se fizesse esperar, Luís Travassos brindou o público com um fado, “um estilo pouco aplaudido neste tipo de programas” relembrou Paulo Ventura que, no entanto, teceu rasgados elogios pela interpretação feita ao tema “Tasca da Mouraria”, de Mariza.

A noite já ia longa quando, depois de um momento intimista, Andresa Tavares fez a plateia dançar ao som de “Onde More Time”, de Ariana Grande. Apesar de aplaudida pelo júri, a jovem do Cacém viria a ser a menos votada pelo público e teve que cantar novamente para saber se poderia ser ou não eliminada pelos jurados, que tem o poder de salvar uma única vez. O júri decidiu não utilizar o poder e Andresa foi eliminada, terminando assim a sua participação no programa.

Antes da grande decisão da noite, houve ainda lugar para outros candidatos: Mário Pedrosa dedicou o tema “Haja o que houver” à irmã presente no estúdio, Mafalda Portela cantou “Human”, de Christina Perri, Gonçalo Santos dividiu os jurados ao som de Portishead, Paulo Sousa, um repetente em programas de talentos, encantou com “Fix You”, de Coldplay, e a caçula do grupo, Carolina Bernardo, provou estar à altura do desafio apesar dos seus 15 anos ao dar voz a “Best Thing I nerver had”, de Beyoncé.

A noite ficou marcada ainda pela atuação do vencedor da edição anterior do programa: Diogo Piçarra.

Texto e Fotos: Alexandra Martins do Vale