Cultura

Saiba como se vai celebrar o Dia Internacional dos Museus

O Dia Internacional dos Museus, que se assinala na próxima segunda-feira, dia 18, vai contar com 430 atividades, em 70 museus do país. O diretor-geral do Património Cultural, Nuno Vassallo e Silva, revelou que a Noite dos Museus, realizada nesta noite de sábado para domingo, vai envolver 140 atividades a partir das 18h00. O programa integra espetáculos de teatro, música e dança, palestras, maratonas de leitura e ateliês para crianças, entre outras iniciativas.

O Dia Internacional dos Museus vai ser dedicado este ano ao contributo dos espaços museológicos para promover uma sociedade sustentável. “Museus para uma sociedade sustentável” é o tema proposto pelo Conselho Internacional de Museus (sigla ICOM, em inglês), entidade que promove a iniciativa para as comemorações, instituída em 1997, com o objetivo de reforçar os laços dos museus com a sociedade.

Conforme Vassallo e Silva afirmou à “Lusa”, o objetivo do tema é refletir sobre “em que media os museus, conservando, expondo, dialogando com as suas coleções, contribuem para uma maior consciencialização para preservar, encontrar um equilíbrio com o meio ambiente e qual a resposta que cada um deve dar às transformações que nos rodeiam”.

“Procura-se, com esta celebração, chamar o papel da importância da cultura para a realização pessoal e a consciencialização da responsabilidade individual em relação à nossa herança cultural, isto é, àquilo que nos foi legado. E aqui entra a nossa relação com o meio ambiente e com o planeta”, acrescentou.