Atualidade

Morreu lenda do desporto radical, Dean Potter

O norte-americano Dean Potter morreu aos 43 anos no último sábado, dia 16, num acidente de Base Jump, no parque de Yosemite, na Califórnia. O corpo daquele que era considerado uma lenda do desporto radical foi encontrado ontem, de acordo as autoridades do parque, também o seu amigo Graham Hunt, de 29 anos, também foi encontrado sem vida.

Potter e Hunt pretendiam realizar Base Jump – uma modalidade na qual são realizados saltos de penhascos, prédios e outros locais com um paraquedas apropriado para baixas altitudes – no penhasco de Taft Point, a uma altitude de 2.300m. A prática deste desporto é considerada ilegal no local.

A revista “Outside” avança que a morte de Potter e Hunt terá ocorrido devido a um acidente logo após o momento do salto. Potter e Hunt vestiam wingsuit, uma roupa que permite planar por mais tempo, e por isso nem chegaram a abrir os seus paraquedas.

Dean Potter era uma celebridade nos desportos radicais e foi o criador da modalidade Free Base, que combina habilidades de escalada com o Base Jump. No ano passado, lançou o filme “When the Dogs Fly” (Quando os Cães Voam, em tradução literal), no qual realiza saltos com seu cão de estimação, Whisper.