Atualidade

João Rendeiro encontrado morto na prisão

João Rendeiro, de 69 anos, foi encontrado morto esta sexta-feira na cela da cadeia de alta segurança de Westville, em Durban, na África do Sul.

A notícia foi confirmada pela advogada, que suspeita “que se enforcou”.

João Rendeiro, que era alvo de três processos-crime – um deles transitado em julgado e que motivou o arresto de bens -, aguardava uma decisão sobre o processo de extradição para Portugal.

O processo de extradição do fundador e administrador do Banco Privado Português iria ser discutido entre os dias 13 e 30 de junho no tribunal de Verulam, com uma sessão prévia de preparação em 20 de maio com a defesa e a National Prosecuting Authority (o Ministério Público sul-africano).

João Rendeiro foi detido no passado 11 de dezembro na cidade sul-africana de Durban após quase três meses fugido à justiça portuguesa. Foi presente ao juiz que lhe decretou a medida de coação mais gravosa, colocando-o em prisão preventiva. Estava numa cela de 80 metros quadrados com cerca de 50 reclusos.

Recorde-se que o colapso do BPP, em 2010, lesou milhares de clientes e causou perdas de centenas de milhões de euros ao Estado.