Cultura

Festival de Sintra celebra 50 anos

Arranca, hoje à noite à noite, 9 de maio, em Sintra, o festival de música mais antigo do país. O recital de abertura fica a cargo do pianista brasileiro Nelson Freire.

De 9 de Maio a 7 de Junho, Sintra volta a ser palco da música romântica com o Festival de Sintra, que se realiza em alguns dos mais emblemáticos palácios do município. Organizado pela câmara, este evento, que é já uma das iniciativas turístico-culturais que mais caracteriza “Sintra Capital do Romantismo”, celebra este ano a sua 50ª edição, prestando homenagem à Marquesa de Cadaval, uma figura incontornável na história do festival.

Profundamente envolvida no mecenato e no mundo musical, Olga Nicolis di Robilant, Marquesa de Cadaval, foi presidente da Sociedade de Concertos e grande impulsionadora das carreiras de jovens músicos, que viriam a tornar-se mais tarde nomes sonantes do panorama musical, como Nelson Freire, Martha Argerich, Roberto Szidon, Daniel Barenboim, entre muitos outros. Também o Festival de Sintra foi, desde o seu começo, um dos grandes beneficiários do seu mecenato.

Já no domingo, 10 de Maio, a encerrar o primeiro fim-de-semana que se propõe ao diálogo de gerações, o concerto «Jovens Talentos» irá revelar nomes emergentes da música clássica, como Varvara Kutusova, de 11 anos, e Alexander Malofeev, de 13 anos.

A música de câmara dá o tom ao segundo fim-de-semana do Festival de Sintra, com um concerto do Duo Frédéric Pelassy/Ghizlane Hamadi, no Palácio Nacional de Sintra, na sexta-feira, 15 de Maio. Nos dias seguintes a Condessa Teresa Schonborn, neta da Marquesa de Cadaval, abre as portas da Quinta da Piedade para receber o Trio Aeternus e o Quarteto de Moscovo.

Sob o tema piano romântico, os músicos Anna Pavlova, Jeffrey Swann e Anastasyia Naplekova revisitam obras de alguns dos mais reconhecidos compositores como Schubert, Liszt, Chopin, Haydn e Tchaikovsky, entre outros. Estes concertos têm lugar no Palácio Nacional de Queluz e na Quinta da Piedade e compõem o programa para os dias 22, 23 e 24 de Maio.

Um dos momentos altos desta edição do Festival de Sintra é o fim-de-semana dedicado à Marquesa de Cadaval, que será evocada em dois concertos no Palácio Nacional de Sintra: sexta-feira, 29 de Maio, sobem ao palco o Quarteto Lopes Graça com Olga Prats no piano e domingo, 31 de Maio, tem lugar o concerto «Evocações» – Olga Cadaval composto por obras queridas da Marquesa de autores como Monteverdi, Vivaldi, Rossini, Mendelssohn, Brahms, entre outros. Neste fim-de-semana de homenagem tem lugar ainda «Ausências», um recital de piano acompanhado por poesia declamada pelos atores Leonor Seixas e Paulo Pires.

No último fim-de-semana realizam-se dois concertos que merecem ainda destaque: o Concerto Comemorativo dos 40 Anos do Conservatório de Música de Sintra, no Palácio Nacional de Queluz, dia 5 de Junho, e o concerto de encerramento desta especial 50ª edição do festival, no sábado, 6 de Junho, com «Carmina Burana» de Carl Orff, no Largo Fronteiro ao Palácio Nacional de Queluz, num Tributo a Dom Nuno Alvares Pereira, patrono da GNR e ascendente directo dos Marqueses de Cadaval (entrada livre).

Destaque também para a nova secção «Contrapontos», que encerra um programa composto por três concertos de bandas filarmónicas locais, que se realizam na Quinta da Ribafria.
Paralelamente ao programa de concertos, realizam-se, nos dias 10 e 30 de Maio e 6 de Junho, três master classes sobre o romantismo, conduzidas por Rodrigo Sobral Cunha.
À exceção do concerto de encerramento, de entrada livre, todos os ingressos terão um preço fixo de 10 euros. O valor da bilheteira reverte para o novo espaço do Conservatório de Música de Sintra.