Cultura

Exposição reúne 35 obras escolhidas por José Berardo

Uma exposição com 35 obras da Coleção Berardo nunca exibidas – como um pano de cena de Marc Chagall -, escolhidas pelo próprio colecionador, vai ser inaugurada na próxima quarta-feira, dia 20, no museu instalado no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

“O olhar do colecionador/The collector’s eye” tem como objetivorevelar algumas obras nunca exibidas além de dar uma visão particular de Berardo ao acervo.

A mostra vai reunir obras de vários artistas, nomeadamente Rui Sanches, Roy Lichtenstein, Frank Stella, Nelson Cardoso, Rui Chafes, Fernanda Fragateiro, James Rielly, Gilbert & George, Jason Brooks, John de Andrea, Peter Klasen, Mimmo Paladino, Enzo Cucchi, David Salle e Julian Schnabel.

Uma das obras que será exibida pela primeira vez é um grande pano de cena, pintado pelo artista francês de origem russa Marc Chagall (1887-1985), em 1965, para a ópera “A flauta mágica”, de Mozart, com encenação Günther Rennert e direção de Josef Krips, uma das produções do primeiro ano da nova Metropolitan Opera House, de Nova Iorque, em 1966/1967 – o chamado “ano inaugural” do Lincoln Center, projetado por Wallace Harrison.

“A exposição teve como ponto de partida algumas obras da coleção que, embora menos conhecidas do público, constituem parte das minhas predileções. É sempre um prazer renovado poder voltar a admirar o que há já algum tempo não se via”, afirmou José Berardo.