Cultura

Museu do Chiado exibe tesouros da fotografia portuguesa

Uma exposição que reúne, pela primeira vez, fotografias de coleções públicas e privadas da História da fotografia portuguesa, é hoje inaugurada no Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado, em Lisboa.

A mostra, intitulada “Tesouros da Fotografia Portuguesa do Século XIX”, com curadoria de Emília Tavares e Margarida Medeiros, abre ao público no dia 30 de abril e ficará patente até 28 de junho.

De acordo com um texto do museu sobre o projeto, grande parte das coleções de fotografia, reunidas nesta mostra, manteve-se inédita, até agora. Além de revelar obras e autores ao público, o objetivo do projeto é fazer “um primeiro contributo para uma moderna historiografia da fotografia portuguesa”.

Percorrendo o legado fotográfico produzido em Portugal, entre meados de 1840 e 1900, o projeto pretende “entender como se elaborou esta nova cultura visual no país, contribuindo para a compreensão de uma sociedade em profunda transformação”, indica um texto das curadoras.

Devido à vastidão do conjunto, o projeto foi desdobrado em duas exposições: a primeira será inaugurada hoje, às 19h00, no Museu do Chiado, em Lisboa; a segunda ficará patente na Galeria Municipal Almeida Garrett, no Porto, de 30 de maio a 16 de agosto deste ano, em parceria com a Câmara Municipal.