Atualidade

Estudante de Abrantes sagra-se campeão mundial de cálculo mental

Pelo segundo ano consecutivo, João Silva Bento, 13 anos, aluno do 7º ano na Escola Secundária Manuel Fernandes, em Abrantes, sagrou-se campeão mundial de Cálculo Menta. O estudante respondeu às 15 perguntas do concurso SuperTmatic no tempo recorde de 33,6 segundos, realizando, em média, mentalmente cada conta em 2,22 segundos, batendo o anterior recorde mundial que já lhe pertencia.

“Estou muito feliz porque consegui o meu objetivo, que era o de melhorar o tempo do ano passado, e reduzi esse tempo de resposta de 42,5 para os 33,6. Foi muito bom e foi mesmo o melhor tempo mundial, de entre todos os participantes da edição deste ano”, afirmou à agência “Lusa”.

O segundo classificado do seu escalão ficou a uma distância de 12 segundos, o que deixou João Silva Bento muito satisfeito: “A vitória do ano passado deu-me estímulo para fazer mais exercícios e treinei mais para esta edição do que para o do ano passado. Mas 12 segundos de diferença é muito tempo, sim”.

Além deste resultado, Portugal conseguiu ainda o primeiro lugar mundial no escalão etário do 1.º (Maria Gonçalves, Centro Paroquial Padres Redentoristas, Castelo Branco), 4.º (Miguel Ruivo, Escola EB1 da Ericeira) e 5.º anos (Ivo Costa, EB23 Professor Carlos Teixeira o Fafe), colocando o país para o primeiro lugar mundial que até ao momento era ocupado pela Espanha.

A 9.º edição do SuperTmatic – concurso de cálculo mental com jogo de cartas destinado ao treino das operações básicas da matemática -, contou este ano com a participação de mais 278 mil alunos provenientes de 65 países.