Saúde & bem-estar

Comer chocolate ao pequeno-almoço ajuda a perder peso

Comer um doce na primeira refeição do dia ajuda a perder peso. Isto porque o metabolismo está mais ativo pela manhã e ainda lhe resta o dia inteiro para queimar as calorias que ingeriu.

Segundo a pesquisadora Daniela Jakubowicz, da Universidade de Tel Aviv, evitar doces pode criar um vício psicológico pelos mesmos alimentos a longo prazo, contou ao “The Telegraph”. Além disso, ingerir chocolate, bolachas, proteínas e carboidratos ajudam a diminuir o desejo por pratos calóricos durante o dia.

A refeição da manhã deve ser considerada a mais importante, porque fornece energia para a realização das tarefas do dia, auxilia no funcionamento do cérebro e estimula o metabolismo, que é crucial para a perda ou manutenção do peso.

O pequeno-almoço também regula a grelina, a hormona que aumenta a fome. Embora os seus níveis subam antes de todas as refeições, a hormona é suprimida de forma mais eficaz na primeira refeição do dia.

A pesquisadora também sublinhou que as dietas altamente restritivas podem ser inicialmente eficazes, mas muitas vezes fazem as pessoas desistirem dos seus planos alimentares, devido à abstinência de pratos calóricos. Por fim, acabam por recuperar a maior parte do peso perdido pouco tempo depois.

Isto mostra que a dieta deve ser realista a adotada como parte de um novo estilo de vida. Limitar desejos é melhor do que a privação total para se ter sucesso no emagrecimento, apontou, ainda, Jakubowicz.