Saúde & bem-estar

Saiba quais os alimentos que o saciam durante mais tempo

Fazer dieta não significa passar fome. O grande truque para se conseguir perder peso de uma forma saudável é sentirmo-nos saciados. Assim, o “Huffington Post” fez uma lista de alimentos que o ajudam a sentir-se saciado durante mais tempo. Ora veja:

Maçã
Coma uma cerca de meia hora antes de almoçar ou jantar. Segundo Debra Wein, presidente da Wellness Workdays, a fibra e a água que esta fruta contem ajudam a “enchê-lo”, o que o vai levar a comer menos quando fizer a refeição.

Abacate
De acordo com um estudo publicado na “Nutrition Journal”, comer meio abacate como acompanhamento ao almoço ajuda-o a sentir-se satisfeito durante o resto da tarde. Segundo a pesquisa, as mulheres que seguiam este conselho sentiam-se mais satisfeitas que as outras e sentiam menos desejo de “petiscar” ao fim de três horas após a refeição.

Nozes
Este alimento é rico em gordura insaturada, fibra e proteína, por isso desacelera a digestão, o que o ajudará a comer menos.

Feijão, lentilhas e grão
Estes “super-alimentos” são ricos em proteína, fibra, antioxidantes, vitamina B e ferro. Para além disso, ajudam a controlar o apetite.

Sopa
“A sopa ajuda-o a controlar o apetite (e a manter a linha), uma vez que dá volume ao estômago, mas sem que se ingira muitas calorias”, afirmou Beth Saltz, responsável pelo site nutritionskitchen.com.

Pickles
Uma pesquisa recente concluiu que os ácidos gordos que compõem os pickles fazem a ligação entre os intestinos e o cérebro, ajudando a regular os “sinais” de fome. Os pickles ajudam também a produzir probióticos, as bactérias saudáveis que ajudam a fazer digestão.

Ovos
Começar o dia a comer ovos vai mantê-lo satisfeito até à hora de almoço. Um estudo da Universidade do Missouri concluiu que consumir 30 a 39 gramas de proteína ao pequeno-almoço vai reduzir o apetite até à hora da próxima refeição, além disso defende que as pessoas que consomem proteínas na primeira refeição, ingerem mesmo calorias ao longo do dia.

Piri-piri em pó
Um toque picante à refeição ajuda a controlar o apetite. Segundo um estudo da Universidade de Maastricht, adicionar um quarto de colher de chá de piri-piri em pó à comida ajuda a aumentar a saciedade. O grupo de voluntários só teve direito a comer 75% da dose recomendada de calorias diárias, mas como as refeições tinham um pouco de picante, não sentiam fome, nem vontade de continuar a comer depois de terem terminado o jantar.

Chocolate Negro
Quando estiver com vontade de comer alguma coisa doce, opte por uns quadradinho de chocolate negro. Este alimento ajuda a reduzir a pressão arterial e a proteger o cérebro e o coração de problemas futuros. Além disso, satisfaz mais do que um leite com chocolate e ajuda a controlar os desejos alimentares.

Tópicos: