Atualidade

Presença de Manuela Moura Guedes no Clube dos Pensadores promete serão animado

A apresentadora de televisão é a próxima convidada do Clube dos Pensadores. Manuela Moura Guedes estará na próxima quinta-feira, dia 30 de abril, pelas 21h30, no Hotel Holiday Inn, em Gaia.

De acordo com Joaquim Jorge, o mentor do Clube dos Pensadores, “o mês de Abril pode ser considerado ‘o mês do feminino’”. Depois de receber Joana Amaral Dias, terá presente Manuela Moura Guedes, “um rosto conhecido, com um estilo peculiar, direto e polémico que marcou a apresentação de telejornais em Portugal”.

Depois de quatro anos no desemprego, com a suspensão do “Jornal Nacional” das sextas-feiras na TVI, em 2009, Moura Guedes regressa, desta vez como apresentadora, à RTP com o concurso “Quem Quer Ser Milionário”, Além disso, também participa no programa “Barca do Inferno”, que debate assuntos da atualidade de forma irreverente, descontraída e por vezes provocatória.

Curiosamente, o regresso da apresentadora, aconteceu no ano em que Sócrates foi detido por suspeita de corrupção e branqueamento de capitais.

Recentemente, Manuela Moura Guedes desistiu da queixa-crime por difamação que tinha apresentado contra Sócrates. Essa queixa-crime contra Sócrates foi apresentada depois de o então primeiro-ministro ter dito, numa entrevista em 2009, que o “Jornal Nacional” da TVI era uma “caça ao homem” e que a jornalista fazia “jornalismo travestido”. Nessa altura, a polémica do caso Freeport era o assunto do dia. A TVI elaborou e emitiu diversas peças que envolviam o antigo primeiro-ministro no processo de licenciamento daquele outlet comercial, em tempo recorde e numa área que antes estivera classificada como zona protegida.

Por isso, pode-se esperar “um debate sobre a atualidade política e sobre a vida de Manuela Moura Guedes, mas será incontornável falar-se de José Sócrates”.

Desde 2006 que o Clube dos Pensadores tem, através dos seus debates, promovido a proximidade entre personalidades públicas de referência e o cidadão comum recebendo diversas personalidades como Marcelo Rebelo de Sousa, Rui Rio, António Costa, Miguel Esteves Cardoso, Ana Drago ou Miguel Sousa Tavares, entre outros.