Atualidade

Leonardo DiCaprio vai construir resort ecológico

O ator de “O Lobo de Wall Street” está a trabalhar na construção de um exclusivo complexo turístico numa ilha deserta de Belize, na América Central, um projeto que pretende combinar a hotelaria com a ecologia e recuperar a natureza da área.

“O principal objetivo é fazer algo que mude o mundo”, afirmou Leonardo DiCaprio em entrevista ao jornal “The New York Times”, na qual assegurou que pretende criar algo “revolucionário no movimento ecologista”.

DiCpario é um grande ativista pela defesa do meio ambiente – recentemente foi nomeado Mensageiro da Paz da ONU para as Alterações Climáticas -, e adquiriu há uma década o Blackadore Caye, uma pequena ilha desabitada em frente à costa de Belize. “Era como o céu na terra”, disse a estrela de Hollywood sobre a região, que, no entanto, nas últimas décadas sofreu uma grande deterioração ambiental pela actividade humana, segundo o jornal.

O ator comprou a ilha com um sócio por 1,75 milhões de dólares e passou os últimos anos a procurar o promotor adequado para tornar realidade o seu projeto.

Agora, DiCpario uniu forças com Paul Sciall, um empresário nova-iorquino, e planeia abrir na ilha um luxuoso resort em 2018. Entre outras coisas, está previsto que os alojamentos turísticos sejam construídos numa enorme plataforma sobre a água, sob a qual serão instalados recifes artificiais para abrigar espécies marinhas. Além disso, a intenção é replantar vegetação própria da região e trabalhar na conservação de várias espécies animais, ao mesmo tempo que uma equipa de especialistas vigiará o impacto ambiental do complexo hoteleiro.

“A minha meta sempre foi o facto de que queria criar algo não só ecológico, mas restaurador. Uma demonstração do que é possível”, explicou o ator.