Atualidade

Gonçalo Amaral condenado a pagar 500 mil euros ao casal McCann

O ex-inspector da Polícia Judiciária (PJ) Gonçalo Amaral foi condenado a pagar 500 mil euros aos pais de Madeleine McCann, Kate e Gerald McCann, por danos causados com a publicação do livro intitulado “Maddie: A Verdade da Mentira”. O tribunal cível condenou, ainda, Gonçalo Amaral a pagar o juros de mora, à taxa legal de juros civis, desde 5 de Janeiro de 2010, montante que se situa neste momento nos 106 mil euros.

Além deste pagamento, foi ainda decretado a proibição da venda e de novas edições do livro, proibindo ainda novas edições do DVD, assim como a venda dos direitos de autor do livro e do DVD. O tribunal já tinha dado como provado que o livro do ex-inspector da PJ Gonçalo Amaral causara danos aos pais de Madeleine McCann.

A defesa dos McCann alegou que o livro foi dado como pronto três dias depois de o procurador da República de Portimão, Magalhães Menezes, ter redigido o despacho de arquivamento do processo contra o casal, com data de notificação de 29 de julho de 2008.

Para a elaboração do livro, em que o ex-coordenador do Departamento de Investigação Criminal da PJ de Portimão defendeu a tese de que os pais de Madeleine estiveram envolvidos no desaparecimento e na ocultação do cadáver da criança, a advogada da família britânica, Isabel Duarte, argumentou que o autor usou peças processuais não autorizadas e proibidas.

Recorde-se que Madeleine McCann desapareceu quando tinha quatro anos, no aldeamento turístico da Aldeia da Luz, perto de Portimão, onde a família se encontrava em férias.

Kate e Gerry McCann sempre mantiveram a posição de que Maddie foi raptada. O caso foi reaberto recentemente pelo Ministério Público.