Atualidade

Fernando Medina toma posse como presidente da Câmara de Lisboa

O socialista Fernando Medina, até hoje vice-presidente da Câmara Municipal de Lisboa, toma na tarde de hoje posse como presidente do município, sucedendo a António Costa que deixa o cargo para se concentrar na sua candidatura a primeiro-ministro. A cerimónia de tomada de posse decorre às 18h00, no salão nobre dos Paços do Concelho.

Fernando Medina, de 46 anos, é, desde 2013, vice-presidente da autarquia e responsável pelas pastas das Finanças, dos Recursos Humanos e do Turismo.

Licenciado Economia na Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP/UP), Medina, que tirou o mestrado em Sociologia Económica pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) de Lisboa, passou por vários cargos. Foi presidente da Federação Académica do Porto (FAP), em 1995 e 1996, enquanto estudava na FEP/UP, onde se licenciou em 1998.

Mais tarde foi assessor do primeiro-ministro António Guterres, para as áreas da Educação, Ciência e Tecnologia entre 2000 e 2002, e é quadro da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) desde 2003. Paralelamente, entre 1999 e 2001, foi membro do Conselho Consultivo da Porto 2001, Capital Europeia da Cultura.

Entre 2005 e 2009, durante o primeiro mandato de José Sócrates como primeiro-ministro, foi secretário de Estado do Emprego e da Formação Profissional. No segundo mandato de Sócrates, entre 2009 e 2011, foi secretário de Estado Adjunto, da Indústria e do Desenvolvimento.

Entre 2011 e 2013 ocupou o lugar de vice-presidente do grupo parlamentar do PS na Assembleia da República, integrando a Comissão de Orçamento e Finanças e a Comissão Eventual de Acompanhamento do Programa de Assistência Económica e Financeira a Portugal. Em Outubro de 2013 deixou o Parlamento para assumir funções autárquicas.

Recorde-se que António Costa apresentou, na passada quarta-feira, um pedido de renúncia ao mandato, justificando, na ocasião, que sente “em consciência” que se deve concentrar em “servir Portugal e os portugueses”.