Televisão

“Masterchef”: Vânia abandona competição

Depois da saída de Eva, 14 concorrentes estavam em competição e esta semana mais um teve de abandonar o programa. Vânia foi a escolhida pelo júri, composto por Manuel Luís Goucha, Rui Paula e Miguel Rocha Vieira.

Na primeira prova, os candidatos tiveram ter de cozinhar a identidade dos jurados. Cátia, a concorrente com o melhor prato na prova de eliminação da semana anterior, terá a vantagem de escolher qual das identidades quer que ela e os seus colegas aspirantes cozinhem – Manuel Luís Goucha, Rui Paula ou Manuel Rocha Vieira. Cátia escolhe a identidade de Manuel Luís Goucha, pois este fá-la lembrar-se do seu pai.

Mas as surpresas não se ficam por aqui e Cátia teve outra vantagem: qual dos aspirantes vai cozinhar com metade do tempo dos outros? Cátia escolheu Leonel. E acaba mesmo por ser Leonel o vencedor da prova.

Os concorrentes viajaram para Folgosinho, na Serra da Estrelas, para a prova de equipas. Leonel foi o capitão da equipa vermelha e escolheu Cátia para ser a capitã da equipa azul. Cada capitão escolhe os elementos da sua equipa. Leonel optou por Vânia, Márcio, Silvia, Marita, Pedro e Ann-Kristin. Já Cátia escolheu Joana, Macedo, Renata, Olga, Manuel e Marta para a equipa azul.

Nesta prova cada equipa teve de cozinhar uma entrada, um prato principal e uma sobremesa para os habitantes de Folgosinho. As entradas teve como base Queijo da Serra, o prato principal contou com borrego para um ensopado ou cabrito para um assado que foi acompanhado por arroz de miúdos; a sobremesa teve como base requeijão.

Leonel, o capitão em vantagem pode escolher se quer o borrego ou o cabrito para a sua equipa. O concorrente escolhe cabrito e a equipa azul fica encarregue de fazer o ensopado de borrego.

A prova não é fácil, principalmente para a equipa azul que tenciona fazer o borrego assado e não ensopado como foi pedido pelos jurados. Este volte face faz com que a prova atrase. Ainda para mais, Marta não é levada a sério pelos colegas quando está habituada a cortar borrego desde pequena. No final, consegue dar a volta e salva o prato principal da sua equipa. Ela acaba por levar a equipa à vitória, porque salvou o borrego.

A equipa azul foi a vencedora da prova. A equipa que tem Leonel como capitão vai à Prova de Eliminação, mas Leonel teve a opção de salvar dois colegas da sua equipa ou salvar-se a si, enquanto capitão. O concorrente salva Marita e Pedro.

Açafrão era o ingrediente que estava escondido na caixa mistério.  Leonel, Vânia, Silvia, Márcio e Ann-Kristin tiveram de fazer um prato com o ingrediente. Os pratos de Leonel e Vânia foram os que menos agradaram ao júri e Vânia acaba por ser eliminada.

Fotos: TVI