Cultura

Maria Bethânia celebra 50 anos de carreira em Portugal

“Abraçar e agradecer” é o espetáculo que Maria Bethânia traz a Portugal no próximo mês de maio. Dia 24 a cantora brasileira atuará no Coliseu do Porto e dia 27 no Coliseu de Lisboa. Os concertos inserem-se no âmbito da comemoração dos 50 anos de carreira da artista, que se estreou em 1965, no Teatro Opinião, em Copacabana.

“Maria Bethânia irá cantar músicas de todos os tempos e outras, compostas especialmente para ela nesta comemoração dos seus 50 anos de carreira, por Paulo César Pinheiro, Dorival Caymmi e Chico Cesar, que serão apresentadas pela primeira vez”, afirma em comunicado a promotora dos espectáculos.

A artista, de 68 anos, que em junho receberá o Prémio da Música Brasileira e edita um novo livro, irá ler textos de Wally Salomão, Clarice Lispector e Carmem Oliveira, e “apresentar compositores novos e uma versão inédita (de uma canção) feita especialmente para si por Nelson Motta”.

O espetáculo “Abraçar e agradecer”, que comemora este longo percurso de Maria Bethânia, conta com a direção e cenografia de Bia Lessa, diretora dos seus últimos espetáculos “Carta de Amor”, “Amor Festa” e “Devoção e Dentro do Mar tem Rio”. O desenho de luz é assinado por Binho Schaefer e a coordenação e produção musical é de Guto Graça Mello, produtor responsável por álbuns marcantes da carreira da artista como “Ciclo” (1983) e “As Canções que você fez pra mim” (1993). A tournée, que estreou no Rio de Janeiro, no passado mês de janeiro, está neste momento em digressão pelo Brasil.

A banda que a acompanha conta com Jorge Helder (maestro e contrabaixo), João Carlos Coutinho (piano e acordeão), Paulo Dafilim (violas e violão), Pedro Franco (violão, bandolim e guitarra), Marcio Mallard (violoncelo), Pantico Rocha (bateria) e Marcelo Costa (percussão).