Lifestyle

Deco lança aplicação para ajudar contribuintes

O preenchimento da declaração de IRS pode ser uma “dor de cabeça” para muitos contribuintes. Por isso, a Deco lança esta quarta-feira, dia 4, uma aplicação na internet para ajudar nessa tarefa. O objetivo é que a entrega de IRS seja mais simples e com menos palavras que poucos compreendem.

O novo sistema está disponível em irssemcusto.pt e é gratuito. A Deco argumenta que a linguagem da Autoridade Tributária (AT) é um problema para muitos contribuintes. A ideia da aplicação é contornar essas dificuldades fazendo perguntas diretas e simples, permitindo à aplicação informática preencher, de seguida, automaticamente, o IRS.

Ernesto Pinto, fiscalista da Deco, dá alguns exemplos: “o contribuinte não deixa de ter de saber os anexos que deve preencher ou onde colocar certas despesas. Através de perguntas simples, diretas, vamos completando a declaração de IRS. Tem filhos? Existe um pai ou avô a viver consigo?”.

O especialista salienta que muitos contribuintes desconhecem que “ascendentes” são os pais ou avós. E as finanças não falam habitualmente, por exemplo, em juros do crédito à habitação, rendas de casa ou ações, preferindo “linguagens mais complexas”.

A associação de consumidores assegura ainda que aquilo que vai passar por esta aplicação informática irá diretamente do computador do contribuinte para a Autoridade Tributária, pelo que a Deco não vai conhecer os rendimentos e despesas dos envolvidos.