Saúde & bem-estar

Um quarto dos suplementos alimentares com substâncias não permitidas

A análise dos suplementos alimentares recolhidos no último ano revelou que um quarto apresentavam substâncias ativas não permitidas e vão ser retirados no mercado, conforme avançou o Infarmed e a Autoridade da Segurança Alimentar e Económica (ASAE).

Num comunicado conjunto, os dois organismos apresentam o resultado de um protocolo assinado há um ano para “reforçar o controlo dos suplementos alimentares que, na sua composição, contenham substâncias ativas com ação farmacológica utilizadas em medicamentos, constituindo assim um risco para a saúde pública”.

Nesta ação foram colhidos “98 suplementos alimentares que se encontravam disponíveis no mercado, suspeitos de falsificação e/ou adulteração com substâncias com ação farmacológica”.

“Do total de produtos colhidos, 58 suplementos são produtos destinados ao emagrecimento e 40 são suplementos destinados à melhoria do desempenho sexual”, lê-se na nota da autoridade que regula o setor do medicamento e da ASAE.

Além disso, anunciaram que tomarão “as medidas adequadas de retirada do mercado e instauração dos respetivos processos de contra-ordenação”, bem como darão continuidade “ao controlo dos suplementos alimentares colocados no mercado”.

PillsInSpoon.tif