Saúde & bem-estar

Dispositivo médico de combate às enxaquecas chega a Portugal

Mais comuns em mulheres do que homens, as enxaquecas afetam cerca de por cento da população portuguesa, ou seja, cerca de 1,5 milhões de pessoas, sendo – segundo a Organização Mundial de Saúde – a 10.ª doença mais incapacitante a nível mundial.

A pensar nos indivíduos que sofrem da doença, chega a Portugal o primeiro dispositivo médico de combate às enxaquecas: o Cefaly.

Rui Cernadas, médico especialista em Medicina Geral e Familiar e em Medicina do Trabalho, afirma: “Estudos de prevalência da cefaleia em Portugal revelam uma taxas entre os 12,1 e os 16,2%.” O consultor científico do Cefaly acredita que “este dispositivo médico, de acordo com todos os ensaios realizados, funciona como uma solução para o tratamento e para a prevenção da maioria das enxaquecas, podendo melhorar significativamente a qualidade de vida dos pacientes”.

Recomendado por médicos em mais de 30 países europeus, a circulação deste produto foi autorizada, em 2014, pela Food and Drug Administration, o órgão governamental dos EUA responsável pelo controlo dos alimentos, medicamentos e equipamentos médicos.

O Cefaly – concebido e desenvolvido de acordo com uma análise rigorosa de risco e licenciado pelo Infarmed – é um dispositivo médico de combate às dores de cabeça crónicas ou recorrentes (ou seja, dores de cabeça frequentes), que permite obter uma melhoria significativa da qualidade de vida e reduzir substancialmente ou eliminar o consumo de medicamentos. A correta utilização do produto é essencial para a obtenção de resultados positivos.

Este dispositivo, como atestam vários estudos clínicos, é um tratamento eficaz e seguro às cefaleias e enxaquecas: “Um estudo prospetivo com 2313 pacientes confirmou a eficácia e segurança de Cefaly para o tratamento da enxaqueca”, The Journal of Headache and Pain 2013. Um estudo da mesma publicação, elaborado em 2015, confirma a eficácia deste produto a curto prazo: “Em pacientes que apresentam uma baixa frequência de ataques, foram observadas melhorias significativas em vários parâmetros de gravidade da enxaqueca após um breve período de utilização de alta frequência. Portanto, o Cefaly pode ser considerado uma opção válida para o tratamento preventivo das crises de enxaqueca em pacientes que não podem ou não estão dispostos a tomar medicamentos diariamente.”

bandolete-cefaly-trata-enxaqueca-com-leves-choques-na-cabeca

Complementado por um elétrodo que se coloca especificamente no ponto de contacto com o nervo trigémio (no centro da testa), onde se situam a maior parte das cefaleias e das enxaquecas, o Cefaly exerce neuroestimulação sobre o sistema trigeminal induzindo um efeito sedativo no sistema nervoso.

Pequeno, portátil, simples, leve e confortável, o dispositivo assemelha-se a um arco de plástico usado na testa, como se de uns óculos se tratassem. A sua aquisição pode ser feita em www.cefaly.com.pt, com um preço garantido de 295€. Nas farmácias, o preço de venda é livre.