Cultura

Fantasporto homenageia realizador português Fernando Vendrell

A 35.ª edição do Fantasporto arranca no dia 24 de fevereiro e prolonga-se até 8 de março, no teatro Rivoli, onde serão exibidos 57 filmes. Este ano o festival de cinema vai homenagear o produtor e realizador português Fernando Vendrell.

“Achámos que era a pessoa ideal neste momento para ser convidada para receber o prémio de carreira”, explicou Mário Dorminsky sobre o realizador de “Fintar o Destino” e “Pele”, durante a conferência de imprensa de apresentação.

O certame deste ano vai contar com 57 filmes portugueses, incluindo os seis que vão ser exibidos no âmbito da homenagem a Fernando Vendrell, ainda que a competição de cinema português só englobe uma longa-metragem, o filme “A Porta 21”, de João Marco.

Para além da continuação do Encontro Nacional de Escolas e Cursos de Cinema, o Fantasporto vai este ano estrear uma “Bolsa de Guiões”, que neste momento é ainda “uma bolsa de textos” e que, segundo a diretora Beatriz Pacheco Pereira, “pode ter textos desde contos, romances, argumentos”, entre outros.

O principal objetivo desta iniciativa vai ser providenciar textos para adaptações ao cinema, de acordo com Beatriz Pacheco Pereira, que realçou o potencial interesse deste “banco de textos” para os estudantes da área.

O evento vai ainda celebrar o 100.º aniversário do nascimento do realizador de “O Mundo a Seus Pés”, Orson Welles, e incluir uma retrospetiva dos filmes com Fred Astaire e Ginger Rogers.

O 35.º Fantasporto conta com filmes de 28 países e vai ter a sua abertura oficial no sábado, dia 27 de fevereiro, com a entrada sul-coreana aos Óscares deste ano, “Haemoo”, de Sung-bo Shim, enquanto a sessão de encerramento vai decorrer no sábado, 07 de março, com “Patch Town”, de Craig Goodwill.

Entre 24 e 26 de fevereiro o festival vai ainda ter três noites de “horror extremo”.

Fasntas1