Cultura

Criação contemporânea portuguesa vai estar em destaque em março em Washington

O fadista Camané, o artista urbano Vhils, a companhia Mundo Perfeito e o escritor Gonçalo M. Tavares serão alguns dos convidados de uma mostra de criação contemporânea ibérica, que vai acontecer em março, em Washington, nos Estados Unidos, noticia a “Lusa”.

Os arquitetos Eduardo Souto do Moura e Álvaro Siza Vieira são os autores da instalação chamada “Jangada de Pedra” que estará patente em frente ao John F. Kennedy Center for the Performing Arts, o centro cultural nacional dos Estados Unidos, onde a mostra vai decorrer, de 3 a 24 de março.

A instalação é uma iniciativa do Arte Institute, com o patrocínio da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD), e realiza-se no âmbito da mostra cultural “Iberian Suite: Arts Remix Across Continents”, um evento de divulgação da cultura de Portugal e Espanha, que contará com a participação de artistas da lusofonia e da América Latina.

Além da instalação dos dois arquitetos vencedores do Prémio Pritzker, outras instalações estarão expostas durante o evento. Uma delas é um elétrico de cortiça em tamanho real, criado pelo artista plástico e designer Nuno Vasa, que transporta a “Mensagem”, de Fernando Pessoa, e estará em exposição no Hall of Nations, uma das entradas do centro.

Na outra entrada – Hall of States – estará uma instalação em pedra em que se exibem manequins do mundo inteiro, inspirados em temas portugueses e espanhóis e que terá a presença dos designers portugueses Storytailors.

Finalmente, haverá um espaço dedicado às crianças, todo feito em cortiça doada pelas empresas Sofalca, Nova Cortiça e TNT, onde os mais pequenos poderão aprender mais sobre a cultura ibérica.

Estão previstos ainda concertos de Carminho e Camané, acompanhados pela National Symphony Orchestra, assim como Rodrigo Leão, Sofia Ribeiro, Luísa Sobral, The Gift e António Zambujo.

Na cerimónia de abertura, a 3 de março, vão participar a fadista Carminho, a companhia brasileira de dança Grupo Corpo, o saxofonista moçambicano Moreira Conguiça, Eugenia León (México), Arakaendar Choir and Orchestra (Bolívia/Reino Unido) e os bailarinos Ángel and Carmen Corella (Espanha).