Televisão

Beijo gay leva à suspensão de novela

A emissão da novela angolana “Jikulumessu” está suspensa desde a última segunda-feira, depois ter exibido em horário nobre um beijo entre dois homens, o que gerou vários comentários na sociedade local.

A trama é emitida diariamente pelo canal 1 da Televisão Pública de Angola (TPA) pelas 21h00 e nota da empresa produtora, a Semba Comunicação, lida no telejornal do mesmo canal público, confirmava a decisão de “fazer correções” no conteúdo, embora sem adiantar qualquer data para o regresso à antena.

O beijo homossexual entre dois protagonistas da telenovela está a ser alvo de vários comentários, de apoio e contestação, nomeadamente nas redes sociais.

A Semba Comunicação, liderada por José Paulino dos Santos, um dos filhos do Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, emitiu um comunicado no qual explica que a telenovela “aborda vários assuntos socialmente sensíveis, com particular destaque para a violência juvenil, delinquência, corrupção, poligamia, homossexualidade e a prostituição” para “chamar à atenção para a sua existência e suscitar um debate saudável”.

Apesar de pretender abordar a “tolerância e o respeito por todos os grupos sociais”, a empresa admite que “algumas imagens emitidas” podem ter “ferido suscetibilidades e algumas pessoas as podem ter considerado impróprias”. “Desrespeitar e ofender nunca foi o nosso propósito. Por isso, pedimos sinceras desculpas a todos que se tenham sentido ofendidos. Tomamos, assim, a decisão de fazer algumas correções na representação de alguns conteúdos mais sensíveis para assegurar que a abordagem dos mesmos em ‘Jikulumessu’ mantém o valor pedagógico inicialmente pretendido”, informou a produtora.

Esta é a novela que a RTP pretendia emitir para substituir “Água de Mar”.

Veja o vídeo: