Televisão

Documentário sobre Júlio Isidro na RTP

“Júlio Isidro – Dar Assas à Comunicação” é um documentário sobre o apresentador, uma referência incontornável na história da Rádio e da Televisão em Portugal, que será transmitido esta sexta-feira, dia 16, às 23h13, na RTP.

Com apenas 15 anos, no início de 1960, estreou-se ao lado de Lídia Franco no Programa Juvenil e, desde então, tornou-se presença regular no pequeno ecrã. A paixão pela rádio, a vocação para a televisão, a visão e pioneirismo nos muitos programas criou, produziu e apresentou, as entrevistas históricas, a formação nos EUA. A dedicação ao aeromodelismo e à escrita infanto-juvenil, ilustram bem a versatilidade e talento do eterno Tio Julião, que marcou, e marca várias gerações de telespetadores… em Portugal.

Este documentário pretende dar a conhecer o percurso, perfil e universo pessoal de Júlio Isidro, revisitando, em simultâneo, uma longa carreira de êxitos que continuam bem vivos no imaginário coletivo dos portugueses.

Através de testemunhos de vida contados na primeira pessoa, o fio condutor é estabelecido pelo próprio protagonista e intercalado com depoimentos de várias personalidades conhecidas do grande público, imagens de arquivo e, quando necessário, reconstituições ficcionadas a ilustrar momentos marcantes da sua vida.

Júlio Isidro